Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

Acre supera vários Estados em micros e acesso à internet


MONTEZUMA CRUZ
O Acre está na frente de alguns estados brasileiros em população com microcomputadores e acesso à internet, aponta relatório divulgado esta semana pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla). Segundo o documento, 8,8% da população possuíam micros e 5,4% tinham acesso à internet em 2005.
“A inclusão digital na capital e nas cidades do nosso estado vem ocorrendo a passos largos e a tendência, na próxima pesquisa, é de alcançarmos ainda melhores indicadores”, afirmou hoje o deputado Fernando Melo (PT-AC). Ele analisou a pesquisa da Ritla, denominada Lápis, borracha e teclado: tecnologia da informação na educação”, que vem sendo feita em todo o País desde 2001.
Na Região Norte, os números do Acre estão melhores que os do Amazonas (8,5% de micros e 4,6% de acesso à rede), Pará (7,2% e 3,6%), Rondônia (7,5% e 4,8%) e Tocantins (7,9% e 4,7%), respectivamente. Mas o estado também supera estados de outras regiões: Bahia (8,4% e 5,7%), Ceará (7,2% e 4,6%), Piauí (5,9% e 4,4%).
A expressividade acreana se deve à universalização do acesso, que está crescendo, de acordo com o deputado Fernando Melo. Outro fator favorável à aquisição de equipamentos de informática é a proximidade com áreas de livre comércio em países vizinhos.
A secretária estadual de Educação, Maria Correia, informou ao deputado que mais de 70% das escolas estaduais estão informatizadas. Melo destacou o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia no fortalecimento do livre exercício da cidadania, oferecendo às comunidades que vivem afastadas dos grandes centros oportunidades de educação e comunicação.
O Banco do Brasil contribui decisivamente para a universalização. De acordo com o gerente regional interino, Ronaldo Freitas, além do crédito direto ao consumidor, beneficiando o comércio, a indústria e toda a iniciativa privada, as agências incentivaram a compra de micros por professores, com juros de 3% anuais, dentro do Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Segundo Freitas, o governo estadual desempenhou um grande papel social ao estimular escolas e professores. “Atualmente, cada professor tem um micro”, comentou.
O Distrito Federal, cujo poder aquisitivo sempre foi maior que o de outras regiões brasileiras, registra 37,2% da população detentora de micros e 29% com acesso à internet. O Estado de São Paulo está em segundo lugar na pesquisa, com 30% e 23,5%, respectivamente, seguido de Santa Catarina (27,9% e 20,9%), Rio de Janeiro (26,6% e 20,1%) e Paraná (24,2% e 18,2%).
A pesquisa revelou que 18,5% dos brasileiros possuem microcomputadores e 13,6% navegam na rede mundial de computadores a partir da própria casa. O pior índice de internautas, 1,7%, foi o do Maranhão.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Da infância à beira do Rio Madeira, Ana Mendes mostra hoje a luta de comunidades tradicionais

Da infância à beira do Rio Madeira, Ana Mendes mostra hoje a luta de comunidades tradicionais

Ana Mendes, filha da jornalista Cristina Ávila e do falecido professor Valter Mendes (do Colégio Carmela Dutra), expõe “Quem é pra ser já nasce”, co

Bons ares para 2026 se devem a modelo  que deu certo na Biblioteca Francisco Meirelles

Bons ares para 2026 se devem a modelo que deu certo na Biblioteca Francisco Meirelles

A equipe da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles ingressou com muito ânimo em 2026. Apesar do avanço voraz das tecnologias digitais, ainda prosp

5º BEC muda Comando consolidando obras e missões amazônicas

5º BEC muda Comando consolidando obras e missões amazônicas

O 5º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro tem novo comandante desde o início deste mês de dezembro: deixou o posto o coronel

A maneira como os anúncios atraíam a freguesia, um século atrás

A maneira como os anúncios atraíam a freguesia, um século atrás

Passados 105 anos, vamos conhecer um pouco da publicidade da década de 1920 por aqui? Os anúncios eram detalhados, algo que veio se repetindo nas dé

Gente de Opinião Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)