Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Montezuma Cruz

A FOTO DO FATO: O governador e os apenados - Por Montezuma Cruz


 A FOTO DO FATO: O governador e os apenados - Por Montezuma Cruz - Gente de Opinião

MONTEZUMA CRUZ

A cena já se repetiu algumas vezes. Quando visita obras no Complexo Penal de Rondônia, o governador Confúcio Moura reserva alguns minutos para conversar com reeducandos.

Cá está ele, na Fazenda Futuro, o único lugar do Norte Brasileiro e um dos raros no País onde é possível proporcionar o direito ao detento a reeducar-se para voltar à sociedade. O xodó do governador é a produção de mudas de castanha, que avança.

Nesses 300 hectares cultivados com frutas, produtos hortícolas, macaxeira, pimentão, reeducandos conseguem remir a pena à qual foram condenados. Brevemente, incorporam-se ao projeto vacas leiteiras e tanques de peixes (em construção).

Num dia qualquer de 2015, diante de autoridades da Secretaria de Estado de Justiça, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e de representantes da Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda), um apenado disse que não sabia o que era agricultura orgânica, mas ali dentro teve a oportunidade de aprendê-la.

Mais de mil apenados já passaram pelo Projeto, desde 2012. Com direito a um salário mínimo, via Fundo Penitenciário Estadual, eles trabalham das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.

“A Fazenda Futuro surgiu como proposta de aproveitar o espaço ocioso no fundo das unidades prisionais, com o objetivo de produzir alimentos para atender a cozinha industrial do sistema prisional e, principalmente a ressocialização”, diz o coordenador do projeto, Lourival Milhomem.

Sabendo-se de tantas tragédias no cotidiano, é o caso de se dizer, uma vez mais: nem tudo está perdido.
 

A foto é de Daiane Mendonça/Secom-RO.

Repórter na Secom-RO. Chegou a Rondônia em 1976. Trabalhou nos extintos jornais A Tribuna, O Guaporé, O Imparcial, O Parceleiro, e na sucursal da Empresa Brasileira de Notícias (EBN). Colaborou com o jornal Alto Madeira. Foi correspondente regional da Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

Histórias que a transparência não conta – nem faz questão

É por demais conhecida a história mineral rondoniense, mas a sua parte oculta atual segue inalterada. Nunca interessou à Transparência Governamental

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Oitavo torneio hoasqueiro da amizade será neste fim de semana, no Aluizão

Neste fim de semana, o 8º Torneio da Amizade, de Futebol Society promovido pela Associação Casa da União Novo Horizonte, com apoio da Superintendênc

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Hospital São José socorria o povo doente, quase um século atrás

Só o Hospital São José tratava 169 casos de paludismo em 1934. A malária, doença infecciosa causada por parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos p

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Lodi, mestre das letras, lança “Varadouro”, contando a história de Maria da Onça

Ao longo de duas décadas o escritor, jornalista e poeta Edson Lodi Campos Soares vem resgatando notáveis personagens da Amazônia Brasileira, cuja vi

Gente de Opinião Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)