Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marlene Rolim

CONEXÃO MARLENE ROLIM 03/11



GRAMATICANDO
A necessidade de se comunicar está implícita no dia-a-dia do ser humano e, como tal, conduz a comunicação para as línguas, escrita e falada. Esta, a falada, não é tão rígida e pode transformar-se de acordo com o conhecimento gramatical do emissor e, também, sofre mutações de região para região. Porém, a escrita já é mais ortodoxa e, de ordinário, obedece à gramática da língua padrão, exigindo, no mínimo, as concordâncias verbais, acentuação e a complicada pontuação gráfica, que organiza o texto e dá um toque de elegância à estrutura frasal. No contexto geral da pontuação, gosto muito da vírgula, sem a pretensão de saber lidar com ela, claro! Mas, acho dona vírgula uma senhora muito simpática e eficiente, pois não separa o sujeito do predicado e se torna simples por excelência, quando é classificada como uma pequena pausa. Já o ponto e vírgula tem uma duração um pouco maior e se põe como intermediário entre dona vírgula e o senhor ponto. A interrogação, não tem máscara, sua função está definida quando uma interrogação direta se apresenta e, ainda, faz um casamento perfeito com o ponto de exclamação quando a pergunta traduz surpresa. Os dois pontos, apesar de dose dupla, marcam simplesmente uma suspensão de voz em uma frase ainda não terminada e são requisitados antes de citações, antes de enumeração e antes explicação. No contexto da pontuação ainda pontificam as reticências, ligadas mais à estilística do que propriamente à gramática. Também estão presentes as aspas, o travessão, os parênteses e os colchetes. Mas, cá pra nós, gosto mesmo é do ponto final, principalmente quando já estou cansada e quero encerrar o texto, como neste momento que a exaustão mental me diz que o bom mesmo é parar de escrever. Quanto a falar certo ou errado, entendo que o principal e transmitir a mensagem, pois português escorreito é coisa para intelectual. Na comunicação falada e problema é de quem ouve e a interpretação fica por conta da velha e sábia semântica, que entende muito bem de significante e significado.

SÓ DEZ

1 – O médico e músico Samuel Castiel gravou um CD com o título REVIVENDO. No repertório do seu saxofone músicas do Cazuza, dos Beatles, de Sidney Bechet, de Tom Jobim e de Vinícius de Moraes além de muitos outros famosos do universo musical. Ouvi e gostei muito.
2 – Na quarta-feira passada, o almoço tradicional que reúne velhas amigas todos os meses, aconteceu na Boutique Gelada.
3 – Nesta semana o governo vai enviar ao Congresso um projeto (que deverá tramitar em regime de urgência) que proíbe a venda de bebida alcoólica, ao longo das rodovias federais, incluindo cerveja, tônicos e energéticos. A decisão foi do próprio presidente Lula da Silva.
4 – O jornalista Euro Tourinho e sua Maria regressaram de um longo giro, iniciado no Rio de Janeiro com passagem por Salvador, Belém e Manaus. Chegaram com ares de quem passeou bastante. Bom demais!
5 – Cerca de 300 mil brasileiros estão com o telefone bloqueado. UAU! A estimativa é do presidente da Associação de Servidores da Agência Brasileira de Inteligência, Neri Kluwe. O curioso é que, segundo ele, apenas 15 escutas funcionam dentro dos limites da lei. O restante é clandestino. Êta Brasil!
6 – Com a presença da brava Maria da Penha, um referencial de luta contra a violência praticada em mulheres, a OAB/RO, vai realizar um Simpósio com o seu nome, no dia 9 deste mês, no Auditório da ULBRA.
7 – Fiquei sabendo que os tucanos de Rondônia já decidiram que vão entrar na disputa pelo trono municipal desta capital com Hamilton Casara na cabeça. Será uma decisão definitiva ou abrirá espaço para negociações?
8 - Enquanto isso, o petista Roberto Sobrinho vai se preparando para enfrentar os caciques bons de votos que estarão no páreo. Roberto que naturalmente vai correr atrás da reeleição, fortalece suas bases entregando casas, tapando buracos, reformando Praças e por aí vai.
9 – Amanhã (5 de novembro) um ciclo de palestra sobre as atividades da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental será realizado no auditório do Tribunal de Contas deste Estado, para membros e servidores daquele Tribunal.
10 – O TST publicou no Diário Oficial da União, dia 30/10/07, concurso público para preenchimento de 312 vagas, sendo 205 para analista judiciário (nível superior) e 107 para técnico judiciário (nível médio). As inscrições estarão abertas de 5 a 27 deste mês.

CONEXÃO MARLENE ROLIM 03/11 - Gente de Opinião
Como acontece uma vez por mês, o encontro que reúne amigas de longas datas, o do mês de outubro foi na terça-feira passada, na Boutique Gelada. Este acontecimento já virou tradição e vem se repetindo por muitos anos, alicerçado pela solidez de uma amizade que tem história. No encontro, abrigado na informalidade e democrático por excelência, várias idéias são trocadas e diversos assuntos do contexto social/político são discutidos. Na foto, Geysa Castanheira, Aparecida Bensiman, Marlene Rolim, Luiza Celeste Aguiar, Gorete Campos e Dulcenira Bezerra.

CONEXÃO MARLENE ROLIM 03/11 - Gente de Opinião
Lurdinha (leia-se Kit’s Presentes) e Oduvaldo Cordeiro curtindo a noite em lugar da moda desta cidade.

CONEXÃO MARLENE ROLIM 03/11 - Gente de Opinião
A agência de viagem “Voar Bem” está funcionando em novas e confortáveis instalações e sua clientela aumenta todos os dias, graças ao excelente atendimento. Quem está feliz com o serviço de qualidade oferecido pela sua Agência, é o empresário Amarildo Horeay.

CONEXÃO MARLENE ROLIM 03/11 - Gente de Opinião
A simpatia do casal César Domingues Teixeira  e Patrícia foi presença notada e anotada no circuito festivo da noite desta city.

CONEXÃO MARLENE ROLIM 03/11 - Gente de Opinião
Em noitada das mais descontraídas, peguei carona na foto ao lado da Patrícia e da Fátima Marques.

Fonte: marlene_rolim@yahoo.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)