Segunda-feira, 1 de outubro de 2007 - 15h56
Quase sempre o trabalhador sofre, no seu dia-a-dia, violência psicológica, constrangimento e humilhação, em conseqüência de ações severas praticadas pelo superior hierárquico, cujo objetivo ou é forçar o trabalhador a desempenhar com exaustão suas atribuições ou é a expressão da arrogância e perseguição ao subordinado, muitas vezes para esconder sua falta de autoconfiança no exercício de uma função superior.
A violência psicológica sofrida, por si só, já é um ingrediente básico, com definição própria, causada pelo assédio moral, quando é desenvolvida em conseqüência de repetidas humilhações no ambiente de trabalho, pelo agressor com intenção de ferir ou prejudicar a vítima no intuito de exercer o seu domínio sobre ela.O Assédio Moral também conhecido como hostilidade no trabalho ou assédio psicológico no trabalho é um fenômeno que na maioria dos casos é desconhecido por suas vítimas e tem como característica, conduta abusiva (gestos, palavras, comportamentos, atitudes...) contra a dignidade ou integridade psíquica ou física do ser humano. Nossa Carta Magna, no seu artigo 5º, inciso X, assegura direito à indenização dos danos, material e moral, decorrentes da violação da integridade da honra das pessoas. A violência gerada pelo comportamento abusivo atinge, fatalmente, o psicológico emocional do ser humano, principalmente quando o chefe (gerente, supervisor, diretor...) submete o trabalhador ou o servidor público a torturas, desencadeando um quadro de doenças psicossomáticas (depressão, crises de choros, dores generalizadas palpitações e outras mais). A conduta que pode ser tipificada como crime distingue-se pela reiteração de atos vexatórios e agressivos à imagem e a auto-estima da pessoa, forçando-a, muitas vezes, a se demitir do emprego, por não encontrar mais ambiente suportável para laborar.
O amparo legal às vítimas de ASSÉDIO MORAL está contido no Código Penal Brasileiro, Artº136-A “Depreciar, de qualquer forma e reiteradamente a imagem ou o desempenho de servidor público ou empregado, em razão de subordinação hierárquica funcional, sem justa causa, ou tratá-lo com rigor excessivo, colocando em risco ou afetando a sua saúde física ou psíquica”. Pena – detenção de um a dois anos”.
A vítima deve, entre outras medidas, anotar com detalhes todas as humilhações sofridas (dia, mês, ano, hora, local, nome do agressor e dos colegas que testemunharam).
Procurar o seu Sindicato ou o Ministério Público e relatar o acontecido.
O tempo da escravidão já passou e dignidade é a honra do ser humano!
TALENTOS
Em clima de muito bom humor, em meio de encontros sociais informais, em residências, os talentosos Uyrandê e Dorinha Castros, Anibal e Albanise Cavalcante, Sirlene Colleone, Sandra Macedo, Samuel Castiel, Eudes Lustosa e muitos outros mais, soltam as vozes entoando belíssimas canções. Euzinha também me atrevo, de vez em quando, a cantar, apesar de não possuir o talento deles. Mas, como dizem que quem canta seu males espanta...
AGONIZANDO
Recebi vários e-mails informando que o décimo terceiro salário, que alivia a vida dos brasileiros, já teve a sua extinção aprovada na Câmara Federal. Inclusive com os nomes dos deputados que votaram a favor do término da gratificação natalina. A próxima etapa será no senado. Os e-mails estão sendo repassados para os internautas brasileiros.
CALOR
O causticante calor e a secura do clima estão causando transtornos na saúde de muita gente, cá da terrinha. Mesmo assim as queimadas continuam devastando a flora. ‘Ó my God manda chover!
DIREITO NAS ESCOLAS
A OAB-RO propõe ensino de direito nas escolas. O projeto é de autoria do secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia, advogado David Castiel. O Projeto de Lei Estadual que defende a excelente proposta para inclusão nas grades curriculares das redes de ensino público e particular já está na ALE. Para ilustrar, informamos que a Assembléia Legislativa de São Paulo já aprovou um projeto que torna obrigatória a inclusão da disciplina Introdução às Noções do Direito nas escolas da rede estadual. A matéria terá caráter eliminatório e será ministrada no 2º ano do Ensino médio.
ALHOS COM BUGALHOS
Uns e outros confundem DISSABOR com DANOS. Vejamos o que nos diz mestre Aurélio: Dissabor = desgosto, aborrecimento.
Danos = Mal ou ofensa pessoal, prejuízo que sofre quem tem seus bens deteriorados ou inutilizados. E danos morais são aqueles que acabam por abalar a honra, a boa-fé ou a dignidade das pessoas físicas e jurídicas. Então dissabor é bem diferente de danos, concordam?
PARABÉNS
Abraços e beijos para as aniversariantes Vânia Abensur, dia 12 deste mês (juíza da Corte Trabalhista), Leysa Jurado, empresária, na sexta-feira passada, dia 14 e Patrícia Rolim, advogada, ontem, 22 de setembro.
BOMBANDO
O jornalista multimídia Léo Ladeia está com tudo e não tá prosa. Tanto o seu programa de rádio “Sala Vip” como o televisivo “Câmera 11” na TV Candelária, onde divide espaço como dinâmico Everton Leoni, estão bombando. Quem sabe faz a hora!
MÉDICO
A felicidade invadiu os corações dos amigos Oadmil Monteiro e Emily pela colação de Grau em Medicina, dia 30 de agosto passado ( UNIC) do filho Oadmil Monteiro da Silva Filho. Põe felicidade nisso. Parabéns!
KANTEIROS
Com cervejinha geladíssima e música ao vivo, o Kanteiros reúne a galera que gosta de viver a noite e vai se tornando o canto da boemia desta capital. Circulei por lá e achei tudo de bom.
ALMOÇO
Na sexta-feira passada os tucanos aterrissaram no restaurante da FINCA para almoço com o deputado federal, José Aníbal, membro do Diretório Nacional do PSDB. Aparício Carvalho foi o anfitrião.
DOSE DUPLA
De repente, Porto Velho que não tinha shopping, vai ganhar dois. Maravilha! O povo que gosta desta terra e quer o seu progresso só está aplaudindo. Que venham um, dois, ou mais, pois o que abunda não prejudica. Não é mesmo?
Na sexta-feira passada, a querida Martina recebeu as muitas amizades,
com farta mesa de jantar, para comemorar o aniversário do marido Trifino.
Os empresários Dorinha e Uyrandê comandam com muita dinâmica
o Grupo Aquárius e abrem sorrisos com o sucesso.
Em clima de história de amor, Helena Carvajal e o prefeito de Ji-Paraná,
José de Abreu Bianco curtem romance.
Nadir e Monteiro engataram andanças, em tempo de lazer, por plagas bolivianas.
Ana Lígia, da Ícone Jóias, acontecendo em altas badalações
e batendo papinho com Marlene Rolim
e-mail/marlene_rolim@yahoo.com.br
A Tucana Mariana Carvalho não brinca em serviço - Por Marlene Rolim
A Tucana que não brinca em serviço ganha aplausos do seu eleitorado