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Marcelinho

As prioridades de Rondônia - Por Marcelo Freire


Na semana passada, em documento encaminhado à imprensa, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) conclamou o apoio de toda a classe política para se unir pela execução de obras que estão paralisadas no Estado e que, para conclusão, dependem da liberação de recursos por parte do Governo Federal.

 A obra de construção da ponte em Abunã, região de Porto Velho, está paralisada e depende ainda de um aporte financeiro para execução. Outra obra importante na economia rondoniense, destacada pela Fiero, foi o projeto de elevação da BR-364, no trecho afetado pelo lago da usina de Jirau, também na região da capital rondoniense. Em período de enchente no rio Madeira, o transporte de cargas fica complicado.

Outra obra importante, segundo o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, é a restauração da BR-319, Porto Velho-Manaus. Trata-se de obras importantes para impulsionar a economia de Rondônia, Acre e Amazonas. Essas obras são de fundamental importância para o corredor de exportação dos Estados e necessitam de uma atenção especial da bancada federal dos três Estados.

O senador Acir Gurgacz, vice-presidente da Comissão de Infraestrutura do Congresso Nacional, tem se esforçado no sentido de garantir a restauração da BR-319. Várias diligências foram realizadas e serviram para mostrar ao Brasil a importância da rodovia para a Região Norte.

No caso da BR-364, a rodovia foi inaugurada na década de 70 e nunca passou por uma obra de restauração profunda. Como Rondônia é abençoada com chuva durante 6 meses, o asfalto da rodovia federal não suporta o peso dos caminhões. Nos últimos dias, em função da intensa chuva que atinge a região, o número de buracos praticamente triplicou e transitar na rodovia se tornou uma missão bem desafiadora.

Rondônia vem conquistando um bom desempenho nas exportações, por meio da hidrovia do rio Madeira, outra obra importante para o corredor logístico. A tendência é do fluxo de carretas aumentar este ano, mas como aguardar uma notícia boa de Brasília se o Governo Federal está reduzindo o volume de recursos no Ministério dos Transportes? Por outro lado, se fala em crescimento da receita da União. É preciso eleger um coordenador geral da bancada dos três Estados e cobrar um posicionamento firme do Governo Federal com relação as obras de grande importância para a Região Norte.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

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