Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Luiz Felipe

Gandhi, ainda temos muito que aprender!


Gandhi, ainda temos muito que aprender!

Atualmente nossos noticiários têm veiculado os sangrentos episódios ocorridos no Estado de São Paulo.

Não pretendo entrar no mérito dos erros e/ou acertos da força policial, tampouco tenho a pretensão de abordar a forma como os manifestantes têm agido.

O que quero consignar na presente reflexão é algo tão singelo e notório que, tenho até vergonha de parecer tautológico.

No entanto, pondo a vergonha de lado, é sabido que o direito à manifestação e a livre expressão são direitos de estatura constitucional, e, por isso devem, ou ao menos deveriam, ser tuteladas pelo Estado.

Lado outro, é cediço que todo exercício de direito deve ser calcado na legalidade, ou seja, em regra não é permitido que em nome de um exercício de direito se fira os direitos de outrem.

No caso, parece-me que as lições de Gandhi foram esquecidas, vez que pelos ideais deste a sociedade deveria sim lutar por melhorias, no entanto esta luta deveria ser sempre pacífica.

Gandhi pregava um duelo onde as principais armas eram os ideais de melhores condições, e as boas ações para com o próximo, mesmo se este fosse o seu agressor.

Talvez pela minha pouca idade, ei de padecer de certa inocência, mas ao meu ver a partir do momento que se passa a adotar o tumulto e a agressão como forma de protesto a razão se esvai.

Assim sendo, convido a todos a uma reflexão... Talvez uma revolução sem escudos, espadas e sangue surta mais efeito do que a anarquia generalizada.

Gandhi consegui a liberdade de um povo através de boas ações e flores, que isto nos sirva de exemplo.
--
Luiz Felipe da Silva Andrade

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luiz Felipe

PRECISAMOS FALAR SOBRE LIBERDADE ARTÍSTICA, CULTURA DO ESTUPRO E O BOM SENSO

PRECISAMOS FALAR SOBRE LIBERDADE ARTÍSTICA, CULTURA DO ESTUPRO E O BOM SENSO

PRECISAMOS FALAR SOBRE LIBERDADE ARTÍSTICA, CULTURA DO ESTUPRO E O BOM SENSO Por: Luiz Felipe da Silva Andrade[1] Confesso que o funk brasileiro (ou c

Programa de Redução de Litígios Tributários – PRORELIT sofre a primeira derrota na Justiça Federal.

Programa de Redução de Litígios Tributários – PRORELIT sofre a primeira derrota na Justiça Federal.

   Por: Erika Gehardt e Luiz Felipe da Silva Andrade   Nos dias atuais, vivemos uma crise geral. E, justamente nesses tempos que o Estado mostra sua f