Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Uma data que em muito a ver com Rondônia e mais...


Uma data que em muito a ver com Rondônia e mais... - Gente de Opinião

UMA DATA QUE EM MUITO A VER COM RONDÔNIA

1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a primeira locomotiva na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamoré. A máquina foi batizada com o nome de Coronel Church (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

1909 – Circula o The Porto Velho Times, primeiro jornal impresso em Porto Velho, todo em língua inglesa (Lúcio Albuquerque – Da Caixa Francesa à Internet – 100 anos da Imprensa em Rondônia)

1960 – O presidente JK desembarca em Vilhena para derrubar a última árvore entre as duas turmas de construção da BR-29, mais tarde BR-364 (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz)

Sem qualquer dúvida, além de outros fatos também importante, 4 de julho é uma data que muito tem a ver com Rondônia.

 

CACHORRADA

Sou frequentador do Parque Circuito desde a época em que os professores Gilmário, Canto e Gonzaga, este ainda estudante, mediram as raias. Na época era proibido manter cães naquele local porque havia o temor de que alguém fosse atacado pelos animais. Mas ultimamente tenho observado que vários cães são mantidos como uma espécie de “patrimônio” de algum funcionário ou terceirizado que trabalhe ali, e os cães se transformaram não em companhias daquelas pessoas, mas acabam servindo de ameaça a quem vai para ali seja para conversar ou fazer exercícios. Pior é que, como disse uma vigilante ontem, quando eles “se invocam” ficam muito alterados, e podem atacar.

É o caso de perguntar: porque cães tomam conta da cidade? No Espaço Alternativo quando uma cadela entra no cio é um perigo passar perto da matilha. Na feira do Um é a mesma coisa. Será que os defensores dos animais pretendem fazer alguma coisa? E as autoridades municipais? Estão esperando uma matilha atacar para valer ou aparecer casos de raiva canina?

BOLSONARO

Se alguém tinha dúvida sobre como o Bolsonaro está sendo ouvido pelo público deve ter tirado qualquer dúvida na noite desta terça-feira, quando ele resolveu dar uma volta olímpica no Mineirão, palco da pelada entre Brasil e Argentina. Não vi o jogo e não vi inserção da volta olímpica do Bolsonaro no noticiário.

Agora, se ele tivesse sido recebido com vaias tinha virado manchete. Como foi aplaudido...

SELEÇÃO

Falar naquele jogo, a Argentina perdeu, mas deu para ver que os dois times não apresentam nada de bom. Imaginemos que os dois estivessem disputando o campeonato europeu. Que lugar conseguiriam? Aposto que nem se classificariam para a fase final.

FALAR EM SELEÇÃO

Desde a madrugada desta quinta o Brasil, voleibol feminino, está na disputa final da Liga Mundial de Volei. O duro é o horário dos jogos – na China – às 4 da manhã. O masculino, 1º da fase de classificação, começa a etapa decisiva semana que vem em Detroit, EUA. Jogos durante o dia aqui.

MOTO NO MARACANÃ

Uma dica para o vereador Palitot: o jornalista Walter Santos está preparando atividades para lembrar os 50 anos do dia em que o nosso Moto Clube jogou no Maracanã (21.8.69, preliminar de Brasil 6x2 Colômbia rumo ao tri no México). Que tal a Câmara realizar um evento para lembrar o fato e os personagens?

Inté outro dia, se Deus quiserç!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

Que tal se portar como presidente?

Que tal se portar como presidente?

Que o presidente Jair Bolsonaro tem realizado trabalhos que valorizam o voto de quem votou nele, disso não há dúvidas, apesar da marcação cerrada e no

Uma semana dando muito o que falar....

Uma semana dando muito o que falar....

Uma semana com notícias diferentes, mas que mostra que neste país é comum deixar seus heróis de lado, ou repetirem casos tipo “uma pessoa que conhec

FALECEU  O "ÚLTIMO DE TODOS E O SERVO DE TODOS"

FALECEU O "ÚLTIMO DE TODOS E O SERVO DE TODOS"

Ordenado sacerdote em 1961, bispo de Rio Branco (AC) em 1972 e Arcebispo Arquidiocesano de Porto Velho em 1998, faleceu no final de ontem Dom Moacyr G

Transfobia?????? - Folgando na sexta - Articulação. Cheira muito a “é dando que se recebe”

Transfobia?????? - Folgando na sexta - Articulação. Cheira muito a “é dando que se recebe”

SUGESTÃOParabéns ao jornalista Ciro Pinheiro, que entregou à chefia de gabinete da prefeitura a sugestão  de que o nome do prédio do Relógio, onde nes