Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Uma data que em muito a ver com Rondônia e mais...


Uma data que em muito a ver com Rondônia e mais... - Gente de Opinião

UMA DATA QUE EM MUITO A VER COM RONDÔNIA

1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a primeira locomotiva na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamoré. A máquina foi batizada com o nome de Coronel Church (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

1909 – Circula o The Porto Velho Times, primeiro jornal impresso em Porto Velho, todo em língua inglesa (Lúcio Albuquerque – Da Caixa Francesa à Internet – 100 anos da Imprensa em Rondônia)

1960 – O presidente JK desembarca em Vilhena para derrubar a última árvore entre as duas turmas de construção da BR-29, mais tarde BR-364 (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz)

Sem qualquer dúvida, além de outros fatos também importante, 4 de julho é uma data que muito tem a ver com Rondônia.

 

CACHORRADA

Sou frequentador do Parque Circuito desde a época em que os professores Gilmário, Canto e Gonzaga, este ainda estudante, mediram as raias. Na época era proibido manter cães naquele local porque havia o temor de que alguém fosse atacado pelos animais. Mas ultimamente tenho observado que vários cães são mantidos como uma espécie de “patrimônio” de algum funcionário ou terceirizado que trabalhe ali, e os cães se transformaram não em companhias daquelas pessoas, mas acabam servindo de ameaça a quem vai para ali seja para conversar ou fazer exercícios. Pior é que, como disse uma vigilante ontem, quando eles “se invocam” ficam muito alterados, e podem atacar.

É o caso de perguntar: porque cães tomam conta da cidade? No Espaço Alternativo quando uma cadela entra no cio é um perigo passar perto da matilha. Na feira do Um é a mesma coisa. Será que os defensores dos animais pretendem fazer alguma coisa? E as autoridades municipais? Estão esperando uma matilha atacar para valer ou aparecer casos de raiva canina?

BOLSONARO

Se alguém tinha dúvida sobre como o Bolsonaro está sendo ouvido pelo público deve ter tirado qualquer dúvida na noite desta terça-feira, quando ele resolveu dar uma volta olímpica no Mineirão, palco da pelada entre Brasil e Argentina. Não vi o jogo e não vi inserção da volta olímpica do Bolsonaro no noticiário.

Agora, se ele tivesse sido recebido com vaias tinha virado manchete. Como foi aplaudido...

SELEÇÃO

Falar naquele jogo, a Argentina perdeu, mas deu para ver que os dois times não apresentam nada de bom. Imaginemos que os dois estivessem disputando o campeonato europeu. Que lugar conseguiriam? Aposto que nem se classificariam para a fase final.

FALAR EM SELEÇÃO

Desde a madrugada desta quinta o Brasil, voleibol feminino, está na disputa final da Liga Mundial de Volei. O duro é o horário dos jogos – na China – às 4 da manhã. O masculino, 1º da fase de classificação, começa a etapa decisiva semana que vem em Detroit, EUA. Jogos durante o dia aqui.

MOTO NO MARACANÃ

Uma dica para o vereador Palitot: o jornalista Walter Santos está preparando atividades para lembrar os 50 anos do dia em que o nosso Moto Clube jogou no Maracanã (21.8.69, preliminar de Brasil 6x2 Colômbia rumo ao tri no México). Que tal a Câmara realizar um evento para lembrar o fato e os personagens?

Inté outro dia, se Deus quiserç!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

Sinjor abre Roda de Conversa com reflexão sobre 2018

Sinjor abre Roda de Conversa com reflexão sobre 2018

Com participação de mais de 50 pessoas, e transmissão ao vivo no facebook do site rondoniadagente.com.br, o Sindicato de Jornalistas de Rondônia, Sinj

Três fatos no comentário

Três fatos no comentário

         APOIO AO PAPA - A Rádio Caiari, creio que toda rede católica de rádio esteja fazendo o mesmo, está com uma campanha de apoio ao papa Francisc

Orquestra inicia temporada com apresentação no "Cosme e Damião"

Orquestra inicia temporada com apresentação no "Cosme e Damião"

A Orquestra "Villa \|lobos" de Porto Velho, com apoio do Sicoob, inicia hoje, às 10 horas, com apresentação  especial a crianças e funcionários do hos

Aos 83 anos, faleceu o acadêmico Cláudio Feitosa

Aos 83 anos, faleceu o acadêmico Cláudio Feitosa

Faleceu na noite de ontem, dia 2 de outubro, o escritor Cláudio Batista Feitosa, membro da Academia de Letras de Rondônia, onde ocupa a cadeira número