Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

UM PUXÃO DE ORELHA IMPORTANTE



Lúcio Albuquerque, repórter

Em boa hora o governador Confúcio Moura resolveu trocar o discurso político, natural em ato público onde o Estado entregou 10 veículos para transporte escolar, para outro, aplicando um autêntico “puxão de orelha” na comunidade de pais. E não só do pequeno município de Cujubim, mas de todos do Estado.

Confúcio seguiu uma linha que há algum tempo este centenário Jornal vem defendendo: a necessidade dos pais deixarem de lado o seu lazer e se entranharem no dia-a-dia de seus filhos, na vida familiar, na escola etc.

O recado que Confúcio deixou naquela ocasião é simples: a sociedade como um todo tem de voltar para seus valores, deve atentar para a formação de novas gerações, recolocando na ordem do dia o conceito de que a família seja peça fundamental para a formação do futuro cidadão, deixando clara a distância entre a responsabilidade que o fator Família tem e o fator Escola tem.

Não há como negar que fatores externos acabaram gerando a situação atual em que a sociedade se debate, onde muitos dos jovens, especialmente adolescentes – mas é preciso notar que a formação do indivíduo vem de antes dessa fase, praticamente ficam entregues à própria sorte quando o assunto seja sua formação.

Para muitos pais, e bota muitos nisso, entendem que o processo de formação dos filhos seja apenas na, e a, escola, relegando a importante função que têm o núcleo familiar, e o resultado é o que vivemos onde mérito, valor, respeito e civismo são descartados.

A fala do governador não se destinou apenas à comunidade cujubinense. Ela tem um alcance muito maior, mas precisa ser multiplicada pelos próprios agentes comandados pelo próprio Confúcio Moura, e entendida pela sociedade, porque só assim vai vingar e proliferar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 17 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 17 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1923 – A prefeitura de Porto Velho envia ao hospital da Candelária   medicamentos para enfrentar o grande número de casos de malária e outras

O DIA NA HISTÓRIA 16 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 16 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – Na vitória por 2x0 sobre o União, os atletas do Ypiranga foram animados pelos “gárrulos de 13 gentis torcedoras” e a partida foi pela 1

O DIA NA HISTÓRIA 15 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 15 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1915 – O superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia assina o decreto nº 5 criando a Guarda Municipal, extinta por ele mesmo no ano seguint

O DIA NA HISTÓRIA 14 de maio de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 14 de maio de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1942 - Católicos de Porto Velho e Guajará-Mirim alugam um barco para irem ao Congresso Diocesano, em Manaus.1950 - Os radio-técnicos Hilarino

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)