Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

UM PUXÃO DE ORELHA IMPORTANTE



Lúcio Albuquerque, repórter

Em boa hora o governador Confúcio Moura resolveu trocar o discurso político, natural em ato público onde o Estado entregou 10 veículos para transporte escolar, para outro, aplicando um autêntico “puxão de orelha” na comunidade de pais. E não só do pequeno município de Cujubim, mas de todos do Estado.

Confúcio seguiu uma linha que há algum tempo este centenário Jornal vem defendendo: a necessidade dos pais deixarem de lado o seu lazer e se entranharem no dia-a-dia de seus filhos, na vida familiar, na escola etc.

O recado que Confúcio deixou naquela ocasião é simples: a sociedade como um todo tem de voltar para seus valores, deve atentar para a formação de novas gerações, recolocando na ordem do dia o conceito de que a família seja peça fundamental para a formação do futuro cidadão, deixando clara a distância entre a responsabilidade que o fator Família tem e o fator Escola tem.

Não há como negar que fatores externos acabaram gerando a situação atual em que a sociedade se debate, onde muitos dos jovens, especialmente adolescentes – mas é preciso notar que a formação do indivíduo vem de antes dessa fase, praticamente ficam entregues à própria sorte quando o assunto seja sua formação.

Para muitos pais, e bota muitos nisso, entendem que o processo de formação dos filhos seja apenas na, e a, escola, relegando a importante função que têm o núcleo familiar, e o resultado é o que vivemos onde mérito, valor, respeito e civismo são descartados.

A fala do governador não se destinou apenas à comunidade cujubinense. Ela tem um alcance muito maior, mas precisa ser multiplicada pelos próprios agentes comandados pelo próprio Confúcio Moura, e entendida pela sociedade, porque só assim vai vingar e proliferar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio

Devezemquandário - camisa vermelha

Devezemquandário - camisa vermelha

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa d

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)