Segunda-feira, 28 de maio de 2007 - 05h43
A Missão (e a trajetória) de Cândido Rondon em Rondônia é o tema da série que a TV-Rondônia vai apresentar desde esta segunda-feira até sábado, um trabalho realizado pela jornalista Simone Norberto e uma equipe de produção. A matéria será apresentada em dois horários, no Bom Dia Rondônia (5h50) e no Rondônia-TV (11h40), mostrando todas as fases da caminhada do patrono do Estado a partir de Vilhena.
Além das imagens colhidas em Vilhena, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Ariquemes, onde a Missão Rondon aportou várias vezes, também estarão outras do Real Forte do Príncipe da Beira, de Porto Velho, da Madeira-Mamoré e do bairro de Santo Antonio que na época da Missão era parte do Estado de Mato Grosso.
A série vai mostrar também como a História rondoniense é tratada: o Museu Rondon, em Vilhena, totalmente abandonado e o seu similar, em Ji-Paraná, onde a Fundação Cultural do município realiza um forte trabalho de preservação, pesquisa e estudos sobre Rondon.
Serão mostradas também entrevistas com o filho do telegrafista Mariano Zanoêce, que Rondon contratou para tomar conta do posto em Vilhena, com o jornalista Alcides Paio, presidente da Fundação Cultural de Ji-Paraná, com os historiadores Esron menezes, Yeda Borzacov, Dante Fonseca, Francisco Matias e outros.
Fonte: Lúcio Albuquerque
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 DE JULHO
RONDÔNIA1926 – Com apoio da Polícia, a prefeitura de Porto Velho aplica vacina antivariólica em tripulantes e passageiros de barcos vindos de Manaus.1
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 DE JULHO
RONDÔNIA1918 – O Cine Theatro Phoenix está com todos os ingressos vendidos para a apresentação da soprano Júlia Olivari, em Porto Velho. 1931 – Pelo d
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE JULHO
RONDÔNIA1910 – Contratados pela construtora da Madeira-Mamoré os sanitaristas Osvaldo Cruz e o Belisário Pena fazem o levantamento sanitário daobra.19
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO
RONDÔNIA1918 – Nomeados, o coronel Antônio José da Silva Júnior e o tenente-coronel João Vilhena de Aquino, para organizar as forças de 2ª linha (Guar