Porto Velho (RO) quinta-feira, 17 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS E MARINHA DE VOLTA


RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS E MARINHA DE VOLTA - Gente de Opinião

ECONOMIA

O PT e aliados anunciaram que não irão à posse do Bolsonaro. Pelo menos vamos economizar por três lados: 1) sem eles o erário vai patrocinar menos cafezinhos; 2) idem água; 3) e teremos menos discursos e entrevistas dos “cumpañeros”.


“DIÁLOGOS”

Um desconvite é o programa das 12 às 13 da Rádio Caiari, aos sábados. O do dia 29 foi uma espécie de descarrego de mágoa, com Lula chamado de “preso político” – quando o ex é, em realidade, um político preso. Os dois “dialoguistas”, sem argumentos maiores passaram o tempo quase todo reclamando da decisão do eleitor contrária ao Hadad. Emissora  católica, ao abrir espaço para “diálogo” como aquele, está permitindo a ideia de que defende o desprezo pela decisão do eleitor e, pior, da decisão de muitos católicos, inclusive religiosos, de não votar no candidato petista. 

Que tal as lideranças leigas católicas pedirem   à direção da emissora  para respeitar o radioouvinte?


PREFEITURA 2020 – LEO MORAES ADMITE CANDIDATURA

O deputado federal eleito Leo Moraes pode ser candidato novamente à prefeitura da capital em 2020, mas ainda não há uma definição a respeito disso. No entanto, ele admitiu tentar novamente  o cargo – foi o segundo colocado em 2016, mas disse que o assunto vai depender de algumas conversas daqui para a frente.


MARINHA DE VOLTA

Quem deve estar torcendo muito que Leo Moraes seja candidato, e ganhe a disputa, com certeza é a deputada federal Marinha Raupp, que não conseguiu a sétima eleição para o cargo este ano mas, sendo a primeira suplente da coligação PODE (Moraes) MDB (Marinha), teria retorno garantido a Brasília, mas só em 2021.



RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS

Deputados estaduais rondonienses levam para casa, além de vencimentos e penduricalhos, o maior valor, dentre todas as Assembleias Legislativas, do “auxílio moradia”, 5 mil reais. (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/12/assembleias-estaduais-gastam-r-124-milhoes-por-ano-com-auxilio-moradia.shtml). Os deputados Leo Moraes e Aélcio da TV, segundo a mesma notícia, doam esses valores para instituições carentes.

9 ESTADOS

Conforme o link só nove estados pagam o “auxílio moradia”. De quebra, a legislatura que acaba em fim de janeiro, teria se auto beneficiado com mais dois salários, 13º e 14º. Léo Moraes foi único voto contrário.


DATAS DE RONDÔNIA

Dezembro

Dia 31 – 1964 – O presidente Castelo Branco assina o decreto 55.271 autorizando a lavra mecanizada de cassiterita em Rondônia (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 31 – Em 1981 – O governador Jorge Teixeira manda publicar no primeiro número do Diário Oficial do Estado seus primeiros atos como chefe do Executivo do Estado de Rondônia incluindo as leis orgânicas do Estado e dos Municípios (Diário Oficial do Estado de Rondônia).

 

Janeiro

 

Dia 1 – Em 1913 – Circula o número 1 do jornal Extremo Norte, na cidade de Santo Antonio, então município de Mato Grosso e a partir de 1945 um bairro de Porto Velho. O Extremo Norte, o primeiro jornal todo em língua portuguesa do que hoje é Rondônia, se identificava como um Jornal de Propaganda”. Era vendido a um centavo cada número (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).

Dia 1 – Em 1915 – Empossados os primeiros vereadores eleitos no município de  Santo Antonio. Eram chamados intendentes, e todos filiados ao Partido Republicano Conservador (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 1 – Em 1917 – Tomam posse o primeiro prefeito eleito de Porto Velho, Joaquim Tanajura, e os intendentes (vereadores) Luzitano Barreto, José Camargo, Álvaro Dantas Paraguassu, Antonio Sampaio e Otávio Reis, todos do Partido Republicano Conservador (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 1 – Em 1995 – O empresário Valdir Raupp – PMDB, com base eleitoral em Rolim de Moura, toma posse como 3º governador eleito do Estado. Antes ele havia sido vereador em Cacoal, prefeito de Rolim de Moura e diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem no Governo Jerônimo Santana. (Jornal Estadão do Norte).

Dia 1 – Em 1999 – O advogado José Bianco – PFL, com base eleitoral em Ji-Paraná,  toma posse como 4º governador eleito do Estado. Antes foi presidente da Assembleia Estadual Constituinte e deputado estadual (1983/87) e prefeito de Ji-Paraná - 1989/1992 (Jornal Alto Madeira).

Dia 1 – Em 2003 – O empresário Ivo Cassol – PSDB, com base eleitoral em Rolim de Moura, toma posse como 5º governador eleito do Estado. Antes foi prefeito, duas vezes, de Rolim de Moura  (Jornal Estadão do Norte).

Dia 1 – Em 2007 - O empresário Ivo Cassol – PPS (Rolim de Moura) toma posse como o 6º governador do Estado, e o primeiro reeleito. (JornalFolha de Rondônia).

Dia 1 – Em 2011 – O médico Confúcio Moura – PMDB, com base eleitoral em Ariquemes, toma posse como o 7º governador do Estado. Foi deputado federal duas vezes e duas vezes prefeito de Ariquemes (Jornal Folha de Rondônia).

 

HISTÓRIAS DO LÚCIO - AVIÃO OU AVIMARINO?

SEU BENU E O “AVIMARINO”

A  nota inserida, dia 21 de  novembro de 2018, no twiter "@DefesaGovBR" não deixava dúvida sobre a origem da notícia, e, lógico, não passou em branco pelo seu Benu. E ele logo ligou para o jornalista Zé Carlos Sá, um dos seus muitos leitores e que ajudam a tirar dúvidas ou pesquisar.

 "Zé, em Brasília deu a doida. Agora é o ministro da Defesa que vai viajar num novo tipo de aeronave, ou seria submarino?". No  susto o Zé disse que só em ficção científica é que pode haver um avião que mergulhe no mar como submarino.

Seu Benu então leu que o ministro Raul Jugman iria fazer um voo num "tucano" da FAB para simular interceptação de um avião no espaço aéreo do Nordeste.

"O avião fará um sobrevoo sob a região do litoral de Natal - RN".

Mais não disse e o Zé, também, nada acrescentou.

Apenas todos rimos muito. Mas seu Benu acrescentou: Era um avião toupeira ou a toupeira foi o autor da do texto? 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O país foi herdado de modo tão esculhambado

O país foi herdado de modo tão esculhambado

Uma evangélica assume um Ministério – pronto, o mundo desaba, ninguém considera seu currículo

FOGO AMIGO PODE PREJUDICAR, E MUITO, BOLSONARO

FOGO AMIGO PODE PREJUDICAR, E MUITO, BOLSONARO

Há algumas colunas anteriores escrevi que o então candidato Jair Bolsonaro tinha problemas muitos, e que não eram apenas os adversários. Citei que um

EM 1981 O ESTADO CONSTRUÍDO A MUITAS MÃOS (III) (Alguns) personagens da (anti) História de Rondônia

EM 1981 O ESTADO CONSTRUÍDO A MUITAS MÃOS (III) (Alguns) personagens da (anti) História de Rondônia

Nos dois artigos anteriores comentei sobre o fato da nossa História estar concentrada em três nomes – Rondon, Aluízio Ferreira e Jorge Teixeira, com

EM 1981 O ESTADO CONSTRUÍDO A MUITAS MÃOS (II) e (III)

EM 1981 O ESTADO CONSTRUÍDO A MUITAS MÃOS (II) e (III)

Um Estado tão jovem como é Rondônia não poderia apagar de sua memória histórica esses fatos e atores