Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS E MARINHA DE VOLTA


RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS E MARINHA DE VOLTA - Gente de Opinião

ECONOMIA

O PT e aliados anunciaram que não irão à posse do Bolsonaro. Pelo menos vamos economizar por três lados: 1) sem eles o erário vai patrocinar menos cafezinhos; 2) idem água; 3) e teremos menos discursos e entrevistas dos “cumpañeros”.


“DIÁLOGOS”

Um desconvite é o programa das 12 às 13 da Rádio Caiari, aos sábados. O do dia 29 foi uma espécie de descarrego de mágoa, com Lula chamado de “preso político” – quando o ex é, em realidade, um político preso. Os dois “dialoguistas”, sem argumentos maiores passaram o tempo quase todo reclamando da decisão do eleitor contrária ao Hadad. Emissora  católica, ao abrir espaço para “diálogo” como aquele, está permitindo a ideia de que defende o desprezo pela decisão do eleitor e, pior, da decisão de muitos católicos, inclusive religiosos, de não votar no candidato petista. 

Que tal as lideranças leigas católicas pedirem   à direção da emissora  para respeitar o radioouvinte?


PREFEITURA 2020 – LEO MORAES ADMITE CANDIDATURA

O deputado federal eleito Leo Moraes pode ser candidato novamente à prefeitura da capital em 2020, mas ainda não há uma definição a respeito disso. No entanto, ele admitiu tentar novamente  o cargo – foi o segundo colocado em 2016, mas disse que o assunto vai depender de algumas conversas daqui para a frente.


MARINHA DE VOLTA

Quem deve estar torcendo muito que Leo Moraes seja candidato, e ganhe a disputa, com certeza é a deputada federal Marinha Raupp, que não conseguiu a sétima eleição para o cargo este ano mas, sendo a primeira suplente da coligação PODE (Moraes) MDB (Marinha), teria retorno garantido a Brasília, mas só em 2021.



RO PAGA MAIOR AUXÍLIO MORADIA DO PAÍS

Deputados estaduais rondonienses levam para casa, além de vencimentos e penduricalhos, o maior valor, dentre todas as Assembleias Legislativas, do “auxílio moradia”, 5 mil reais. (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/12/assembleias-estaduais-gastam-r-124-milhoes-por-ano-com-auxilio-moradia.shtml). Os deputados Leo Moraes e Aélcio da TV, segundo a mesma notícia, doam esses valores para instituições carentes.

9 ESTADOS

Conforme o link só nove estados pagam o “auxílio moradia”. De quebra, a legislatura que acaba em fim de janeiro, teria se auto beneficiado com mais dois salários, 13º e 14º. Léo Moraes foi único voto contrário.


DATAS DE RONDÔNIA

Dezembro

Dia 31 – 1964 – O presidente Castelo Branco assina o decreto 55.271 autorizando a lavra mecanizada de cassiterita em Rondônia (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 31 – Em 1981 – O governador Jorge Teixeira manda publicar no primeiro número do Diário Oficial do Estado seus primeiros atos como chefe do Executivo do Estado de Rondônia incluindo as leis orgânicas do Estado e dos Municípios (Diário Oficial do Estado de Rondônia).

 

Janeiro

 

Dia 1 – Em 1913 – Circula o número 1 do jornal Extremo Norte, na cidade de Santo Antonio, então município de Mato Grosso e a partir de 1945 um bairro de Porto Velho. O Extremo Norte, o primeiro jornal todo em língua portuguesa do que hoje é Rondônia, se identificava como um Jornal de Propaganda”. Era vendido a um centavo cada número (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).

Dia 1 – Em 1915 – Empossados os primeiros vereadores eleitos no município de  Santo Antonio. Eram chamados intendentes, e todos filiados ao Partido Republicano Conservador (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 1 – Em 1917 – Tomam posse o primeiro prefeito eleito de Porto Velho, Joaquim Tanajura, e os intendentes (vereadores) Luzitano Barreto, José Camargo, Álvaro Dantas Paraguassu, Antonio Sampaio e Otávio Reis, todos do Partido Republicano Conservador (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 1 – Em 1995 – O empresário Valdir Raupp – PMDB, com base eleitoral em Rolim de Moura, toma posse como 3º governador eleito do Estado. Antes ele havia sido vereador em Cacoal, prefeito de Rolim de Moura e diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem no Governo Jerônimo Santana. (Jornal Estadão do Norte).

Dia 1 – Em 1999 – O advogado José Bianco – PFL, com base eleitoral em Ji-Paraná,  toma posse como 4º governador eleito do Estado. Antes foi presidente da Assembleia Estadual Constituinte e deputado estadual (1983/87) e prefeito de Ji-Paraná - 1989/1992 (Jornal Alto Madeira).

Dia 1 – Em 2003 – O empresário Ivo Cassol – PSDB, com base eleitoral em Rolim de Moura, toma posse como 5º governador eleito do Estado. Antes foi prefeito, duas vezes, de Rolim de Moura  (Jornal Estadão do Norte).

Dia 1 – Em 2007 - O empresário Ivo Cassol – PPS (Rolim de Moura) toma posse como o 6º governador do Estado, e o primeiro reeleito. (JornalFolha de Rondônia).

Dia 1 – Em 2011 – O médico Confúcio Moura – PMDB, com base eleitoral em Ariquemes, toma posse como o 7º governador do Estado. Foi deputado federal duas vezes e duas vezes prefeito de Ariquemes (Jornal Folha de Rondônia).

 

HISTÓRIAS DO LÚCIO - AVIÃO OU AVIMARINO?

SEU BENU E O “AVIMARINO”

A  nota inserida, dia 21 de  novembro de 2018, no twiter "@DefesaGovBR" não deixava dúvida sobre a origem da notícia, e, lógico, não passou em branco pelo seu Benu. E ele logo ligou para o jornalista Zé Carlos Sá, um dos seus muitos leitores e que ajudam a tirar dúvidas ou pesquisar.

 "Zé, em Brasília deu a doida. Agora é o ministro da Defesa que vai viajar num novo tipo de aeronave, ou seria submarino?". No  susto o Zé disse que só em ficção científica é que pode haver um avião que mergulhe no mar como submarino.

Seu Benu então leu que o ministro Raul Jugman iria fazer um voo num "tucano" da FAB para simular interceptação de um avião no espaço aéreo do Nordeste.

"O avião fará um sobrevoo sob a região do litoral de Natal - RN".

Mais não disse e o Zé, também, nada acrescentou.

Apenas todos rimos muito. Mas seu Benu acrescentou: Era um avião toupeira ou a toupeira foi o autor da do texto? 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O QUE SE FALA EM SEGREDO DEVE SER COMENTADO?

O QUE SE FALA EM SEGREDO DEVE SER COMENTADO?

(Ou como distorcer, para criticar, uma resposta)

RELEITURA DA HISTÓRIA PODE DAR RAZÃO A BOLSONARO

RELEITURA DA HISTÓRIA PODE DAR RAZÃO A BOLSONARO

Que o presidente Jair Bolsonaro precisa levar uma espécie de “puxão de orelha” em relação a falas fora de tempo, ou permitir que seus filhos interfira

LAMENTO. MAS, MESMO NÃO SENDO ELEITOR DO LULA, EU CONDENO!

LAMENTO. MAS, MESMO NÃO SENDO ELEITOR DO LULA, EU CONDENO!

Não tenho, nunca tive e nem pretendo ter filiação partidária. Quem me conhece sabe que eu nunca me posicionei a favor de Lula (até quando encaro um pr

O Hino Nacional e o constrangimento - DIREITOS....DIREITOS....

O Hino Nacional e o constrangimento - DIREITOS....DIREITOS....

VOLTANDOAlgumas pessoas perguntaram o que aconteceu porque andei sumido quase 3 meses. Tirei uma espécie de férias forçadas. Deixa pra lá, já estou me