Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

POESIAS DE UMA RONDONIENSE


Intitulado Poesias de uma rondoniense, está em fase final de revisão para iniciar o período de diagramação e publicação o primeiro livro da poetisa Rosane Serra, graduada em Letras e funcionária do Tribunal de Contas do Estado.

O livro, classificado pela autora como “uma espécie de autobiografia poética na qual conto como sou e o que pretendo”, deverá ter sua noite de autógrafos no final do ano. A composição tem abordagens fortes, de passagens d a própria vida da autora.

“Há algum tempo, na realidade há mais de 15 anos, venho escrevendo e guardando minhas poesias. Mostrei a algumas pessoas e elas começaram a me encorajar para dar melhor conhecimento do meu trabalho e agora pretendo publicar o livro”, disse Rosane.

Ano passado, por três vezes, poesias de Rosane Serra fizeram parte do projeto Varal da Poesia, em Porto Velho e Guajará-Mirim promovidos pela Academia de Letras de Rondônia e pela academia Guajaramirense de Letras.

Uma amostra da poesia de Rosane Serra:

EU VERSUS EU – Ao buscar eu mesma em mim/senti um calor inebriante percorrendo/e deslizando por todo o meu corpo./Sem entender direito deixei-me entregar.

ALGUEM ESPECIAL – Hoje me sinto só e com imenso vazio/Estou cansada da solidão, esgotada/No meio de tantas pessoas, estou isolada/Estou carente, pensativa, insatisfeita.

QUE AMOR É ESSE? – Que amor é esse?/que é possessivo, que é egoísta/que não sabe dividir/que sufoca o ser amado...
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)