Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Orquestra Sinfônica e posses no 28º aniversário da ACLER


            O 28º ano de fundação da Academia de Letras de Rondônia, ACLER, será comemorado no dia 21 de agosto, no auditório do Conselho Regional de Medicina, Cremero, constando da programação a apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa Lobos além da posse de três novos membros efetivos, recentemente aprovados pela Assembleia Geral.

            Fundada por 15 membros em 1986, a ACLER conta agora, com o ingresso dos três novos acadêmicos, pela primeira vez, com ocupantes de todas as 40 cadeiras que compõem a instituição comprometida com as letras, a literatura e a cultura rondoniense.

Orquestra Sinfônica e posses no 28º aniversário da ACLER - Gente de Opinião

Escritores José Dettoni, João Batista e Hugo Correia, novos membros da ACLER. (F. ACLER)

            NOVOS MEMBROS

            Os novos membros efetivos da ACLER são: Hugo Evangelista da Silva, advogado e professor universitário, autor de “Capitão Alípio”, trabalho biográfico sobre o oficial da Guarda Territorial que durante muito tempo foi responsável pela segurança das comunidades da região de Guajará-Mirim, e “Santa Bárbara, um bairro de Porto Velho”, relato histórico sobre essa região da capital rondoniense.

O acadêmico Hugo Evangelista vai ocupar a cadeira número 10 da ACLER, que tem como patrono o professor e desembargador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro. Essa cadeira se encontrava vaga desde o falecimento do jornalista, historiador e professor Esron Penha de Menezes.

            José Dettoni, professor universitário, autor de várias obras. Dentre seus livros contam-se “O Repente”, que trata dessa arte popular, numa reflexão acadêmica sobre os valores que subjazem a toda manifestação poético-popular dessa arte efêmera, e também “Enchente do Rio Madeira”, que contém poesias abordando de variadas formas o maior desastre natural já ocorrido no Estado de Rondônia.

            O acadêmico José Dettoni vai ocupar a cadeira número 39 da ACLER, cujo patrono é o poeta, escritor e professor José Nogueira. Essa cadeira nunca havia sido antes preenchida.

            João Batista Correia é funcionário público, e membro da Academia Rondoniense de Poesia. É autor de várias obras, como “Quem dera” em que o autor lembra aspectos de sua juventude e “Teu sinal”, com poesias onde fala da natureza em suas mais diversas manifestações e sua influência no ser humano.

            O acadêmico João Batista vai ocupar a cadeira número 10 da ACLER, cujo patrono é o pesquisador e escritor Amílcar Botelho de Magalhães. Essa cadeira se encontrava vaga desde o falecimento do acadêmico Amizael Gomes da Silva.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)