Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

OAB lembra 36 anos da criação da seccional



Lúcio Albuquerque

A criação da seccional da OAB Rondônia, que neste dia 15 de outubro completou 36 anos, foi lembrada pelo presidente Hélio Vieira, que fez questão de ressaltar “a coragem daqueles pioneiros que, além de exercerem uma profissão tão difícil num Território, onde a própria Justiça tenha dificuldades enormes para se fazer presente, era tmabém o período mais turbulento da ditadura a que estava submetido nosso país”.

“Do exemplo daquele grupo pioneiro, muitos deles ainda em pleno exercício da advocacia, é que a nossa seccional cresceu, se tornou forte e é parte atuante na defesa da cidadania e dos direitos sociais”, frisou o presidente Hélio Vieira, ressaltando “a participação da advogada Salma Roumiê, única mulher a assinar a Ata da criação da seccional”.

Lembrando a sessão

Um dos participantes daquela histórica reunião, o atual conselheiro do Tribunal de Contas Rochilmer Mello da Rocha, lembra que a sessão foi realizada numa sala do fórum Ruy Barbosa. “Para criar uma seccional era necessário ter pelo menos 22 advogados na Unidade Federativa, e aqui no Território àquela altura tínhamos apenas dois municípios, só Porto Velho e Guajará-Mirim. Lembro que para conseguirmos juntar o exigido foi preciso contar e recontar, mas a quantidade foi alcançada”.

Naquele tempo, continua Rochilmer, “como não tínhamos um órgão local de classe, todos os advogados tinham registro em outros Estados, o meu, por exemplo, era da OAB do Amazonas. Depois da reunião de criação foi constituída uma comissão coordenadora, composta dos advogados Fouad Darwich Zacharias, José Mário Alves da Silva e Odacir Soares Rodrigues que dirigiu os trabalhos até 1974, quando foi instalada a seccional” – os dois primeiros já são falecidos.

Odacir Soares, atual chefe da Casa Civil do Governo lembra que um fator importante para a criação da seccional foi o apoio do juiz Antonio Alberto Paca. “Ele veio de São Paulo e tinha lá muito contato com a Ordem, e sabia da importância da seccional para o relacionamento dos advogados com o Judiciário”.

Odacir recorda que foi indicado secretário da comissão organizadora e, devido ao conhecimento que tinha com o então presidente do Conselho Federal da Ordem, Cesar Ribeiro de Castro Filho, e com a secretária executiva Lila Monteiro (assassinada num ataque terrorista contra a Ordem logo a seguir), “foi mais fácil o entendimento e nos deram muito apoio”.

Como resultado do trabalho dos advogados do então Território de Rondônia, para a criação da seccional, o Conselho Federal aprovou autorização para os outros Territórios, Roraima e Amapá, também criassem suas seccionais.

“Naqueles momentos iniciais quem nos deu muito apoio foi o então governador João Carlos Marques Henriques, que cedeu a sede onde nos instalamos (o prédio da avenida Prudente de Moraes onde, depois, funcionaram duas zonas eleitorais) e os móveis”, lembra Odacir.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES (III) Olhando as estrelas e prevendo a cheia

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES (III) Olhando as estrelas e prevendo a cheia

Em 3 páginas de seu livro “Na beira do barranco” o humaitaense de Uruapiara Raimundo Neves de Almeida (*1) usa o espaço para contar narrativas de cabo

NO MUNDO DOS ESPORTES - BARCELONA VENCE

NO MUNDO DOS ESPORTES - BARCELONA VENCE

BARCELONA VENCE Na abertura do rondoniense de futebol, o Barcelona (PVh) venceu sábado por 2x0 o União Cacoalense e somou três pontos no Aglair Tonell

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES

Até recentemente, e com certeza persistindo em comunidades mais distantes dos centros urbanos, costumes praticamente ancestrais  de nossos caboclos co

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026

A partir de hoje, 15, faltam 1487 dias para começar a copa de 2026,  a ser jogada no México, EUA (partidas de abertura e final) e Canadá. A de 2022 fo

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)