Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O MEDO DO NOVO E O EFEITO BOOMERANGUE NA TV - Por Lúcio Albuquerque


LÚCIO OPINA
Lúcio Albuquerque, repórter
jlucioalbuquerque@gmail.com

O MEDO DO NOVO E O EFEITO BOOMERANGUE NA TV

A Rede Globo apresenta sábado pela manhã um (bom) programa que sempre leva o telespectador a ficar na expectativa: "Como será?". A mesma frase interrogativa pode ser considerada quando temos pela frente algo novo, porque muitas vezes esse "novo" está propondo uma mudança de costumes, o que pode mudar a prática comum que mantém e é exercitada pelo establishment.

Há um dito que "juízes pensam que são deus". E outro, mais forte: "Jornalistas têm certeza". Há casos, e não estão acontecendo apenas na atual campanha presidencial, em que o cidadão que se identifica como jornalista foge de qualquer norma ética para ejetar questões de interesse comporativo ou pessoal.

Fato comum desse tipo de "jornalismo" vem sendo visto atualmente em entrevistas com presidenciáveis, e o mais visado tem sido Bolsonaro, certamente porque tenha dois fatore que uma parcela considerável, e bota "considerável" nisso,  de jornalistas não estejam acostumados  Primeiro porque responda e deixando quem pergunta e a seus veículos em "saia justa"; segundo, porque peguntadores estão acostumados a que entrevistados  digam o que querem ouvir e não serem contestados.

É inegável a força que a Imprensa tem, e mais ainda os chamados "grandes veículos", de venderem a "verdade verdadeira". Lembram do caso da "Escola Base" e do "Ministro das Bicicletas"?. Apenas dois casos para mostrar quando a Imprensa, especialmente veículos "grandes", atuam no descaminho do que se pretende ser jornalismo.

Há alguns dias o candidato Bolsonaro foi sabatinado pelo programa Roda Viva, que em outras épocas era realmente um programa para fazer parte do roteiro de quem gosta desse tipo de jornalismo. Mas no que concerne ao que me refiro, a ideia que ficou foi de um grupo de membros de partidos que disputam a eleição contra Bolsonaro, buscando reduzir seu potencial junto ao eleitor, e o candidato, que não é "politicamente correto" (como a cartilha de seus entrevistadores)deixando cada um deles "segurando no pincel".

Mas naquele programa, e logo a seguir no da Globo News, o alcance não foi tão grande, até por causa dos horários e de ambas audiências não serem grandes. 

Esta semana dentro de sua programação de ouvir os presidenciáveis, o Jornal Nacional levou Bolsonaro.  Aí, a audiência, que já é gigantesca, cresceu mais ain da e muita gente que conheço, e que costuma dizer que não assiste "tv aberta", mudou o canal para ver a entrevista.

A do Jornal Nacional, claro, deu uma repercussão muito maior. E o que se viu foi mais gente comentando a "saia justa" que os dois âncoras levaram do candidato e, ainda mais, porque repetiu o que já dissera na Globo News, com relação  a jornalistas que atuam como pessoas jurídicas.

Ao final, com o JN indo mais adiante, foi lida a nota da Globo, que a Miriam Leitão havia repetido, vírgula a vírgula, enquanto alguém ditava a ela pelo ponto eletrônico, na vez anterior. Uma nota que contradisse tudo o que, quase 50 anos havia sido airmado pela própria empresa, justamente uma empresa citada como tendo crescido muito nos áureos tempos que, meio século depois, queria renegar.

É o tal "efeito boomerangue". Ou, como diz o dito popular, "quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado dos outros".

Considere-se dito!       
 
SUGESTÃO DE LEITURA
http://www.jb.com.br/ciencia_e_tecnologia/2018/08/1519-uso-adolescente-de-narguile-p"reocupa-mais-que-fumo.html

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio

Devezemquandário - camisa vermelha

Devezemquandário - camisa vermelha

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa d

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)