Sexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - SALVE DIA 27 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - SALVE DIA 27 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Luta Contra o Câncer de Mama. Dia do Técnico da Segurança no Trabalho. Católicos lembram data consagrada a Nossa Senh9ora das Graças. São Virgílio.

FATOS: 1095 — O Papa Urbano II declara a Primeira Cruzada no Concílio de Clermont.  1701- Nasce o astrônomo sueco Anders Celsius, criador da escala de temperatura Celsius.1868- O imperador do Japão muda sua residência de Kyoto para Yedo, que receberia o nome de Tokio. 1927 – Nasce Carlos José Castilho, goleiro do Fluminense, participou de quatro Copas, em 1950, 54 (foi titular), 58 e 62. Era conhecido como “são” Castilho. 1935- Tropas do governo dominam rapidamente a revolta militar no Rio de Janeiro, que ficou conhecida como intentora comunista. 1970- O Papa Paulo VI é ferido no peito durante uma visita às Filipinas. O agressor, um pintor boliviano vestido de padre, carregava um punhal. 1979 — Extinto o MDB,  Movimento Democrático Brasileiro. Surge o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PM, 5t4 (q1uDB.  1985- O cometa Halley chega ao ponto mais próximo da terra. 2001- O telescópio espacial Hubble detecta hidrogênio na atmosfera do planeta Osíris, primeira atmosfera, planetária fora do sistema solar. 2013 – Morreu Nilton Santos, zagueiro do Botafogo, bicampeão Mundial em 58 e 62. Era chamado “Enciclopédia do futebol”.

FOTO DO DIA: Um poeta que veja um ciclone pode imaginar que ali sejam dois fatores em combate, o “belo” e o “horrível”, este aí em Macapá, fotografado pelo leitor Roberto, avançando sobre as águas do Rio Amazonas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UM DIA NO ALTO MADEIRA

UM DIA NO ALTO MADEIRA

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

ESPORTE NA PAUTA - O FIM DA INVENCIBILIDADE ITALIANA

O Brasil conseguiu uma grande vitória neste domingo no “Nílson Nelson” ao vencer por 3 sets a dois a Itália, na VNL feminina, considerado por quem ent

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (VI) – O ANO DA COPA EM RO

Em abril de 1974 o ex-governador Marques Henriques assumiu, até maio de 1975, pela segunda vez, o governo do Território e, fanático por futebol, conse

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)