Domingo, 18 de dezembro de 2022 - 06h05

COMEMORA-SE
Dia Internacional dos Migrantes. Judeus começam o Festival das Luzes, o "Chanucá". Dia do Museólogo, Dia da Língua Árabe (ONU), Dia Internacional do Mergulhador
Católicos lembram Nossa Senhora do Ó, São Zózimo, São Gaciano, São Malaquias
RONDÔNIA
1925 – A falta de moeda divisionária é apontada como responsável pela Madeira-Mamoré não poder pagar seus funcionários em dia.
1988 – Um funcionário de alto nível da agência local do Banco Industrial e Comercial, sede em Fortaleza, é dado como autor de um rombo de 2 bi de cruzados novos.
1998 – Criado o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões em Rondônia.
BRASIL
1865 – Morre o maestro Francisco Manuel da Silva, autor da música do Hino Nacional (n. 1795). 1971 - O presidente Emílio Médici, ouvida a Academia Brasileira de Letras determinou reformas na língua portuguesa.
MUNDO
1870 — Fim do Primeiro Concílio do Vaticano, que definiu a “infalibilidade papal”. 1892 – Estreia o balé Quebra-Nozes, de Tchaikovsky. 1958 — Lançamento do Projeto SCORE, 1º satélite de comunicação do mundo.
FOTO DO DIA
Ela queria ser costureira e até ganhou do pai uma máquina importada dos Estados Unidos, comprou um imenso espelho para as clientes experimentarem as encomendas, apesar de ser uma das 7 professoras formadas em Magistério (), em 1940 na 1ª turma de professorandas do colégio Maria Auxiliadora, como ela contou a mim e ao Zé Carlos Sá em entrevista para o “Alto Madeira”. Nascida em 1916, seu pai Frederico Banfield dizia que um indiano lera nos astros que ela seria professora. Em 1942 Aurélia Banfield aceitou o convite para ser professora e pelo seu trabalho recebeu homenagens como a Ordem do Mérito Marechal Rondon, a maior comenda do Estado, mas dizia que a maior homenagem era dos muitos seus alunos que a reverenciavam. () Turma de 1940: Aurélia Banfield, Maturina Cavalcante, Cristina Corinos, Iracema Cavalcante, Maria Silva Santos, Nazaré Zeide e Alzira Feitosa. (Foto e texto Lúcio Albuquerque).
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025
1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025
MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025
RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025
RONDÔNIA1942 – O Delegado de Ordem Política e Social/AM determina: devido ao “estado de guerra”, italianos e alemães, residentes no Amazonas, devem i
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)