Domingo, 13 de novembro de 2022 - 06h00

COMEMORA-SE
Dia Mundial da Gentileza,
Católicos lembram Santa Agostina Pietrantoni, São Nicolau I, São Diogo de Alcalá, Santo Stanislau Kostka
RONDÔNIA
13 - 1953 – O Ministério da Justiça anuncia que as Guardas Territoriais (GTs) podem ser transformadas em batalhões policiais. (Alto Madeira 3.11.1953).
1984 – O presidenciável Tancredo Neves tem agenda cheia em Porto Velho, com entrevistas à imprensa, reuniões com deputados estaduais e comício na Praça das Caixas d’Água para 20 mil pessoas.
13 - 1985 – A Justiça Eleitoral manda apreender a edição do dia 14, do jornal A Tribuna, que estava sendo impressa por informações de que a edição faria críticas ao candidato do PMDB Jerônimo Santana.
BRASIL
1883 — Nasceu Mascarenhas de Morais, comandante da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial. 1965 — Instituída a lei que cria o Cruzeiro Novo como novo padrão monetário do Brasil. 1980 — Restabelecida a eleição direta para governadores e o fim dos senadores biônicos no Brasil, mantidos os mandatos em curso. 2014 – Morre o poeta Manoel de Barros, um dos principais poetas contemporâneo (n. 1916).
MUNDO
1994 - Os primeiros passageiros viajam pelo da Mancha, da Inglaterra à França. 1997 – Cientistas divulgam a possibilidade de existir água em Marte. 2015 – Terroristas do grupo “Estado Islâmico” matam cerca de 107 pessoas em Paris, a capital francesa.
FOTO DO DIA
A dois dias da eleição a prefeito de Porto Velho, a primeira desde 1926, a redação do jornal A Tribuna foi invadida por pessoas a mando do Tribunal Regional Eleitoral e teve a edição do dia 16 empastelada, sob alegação de que a edição era composta apenas por matérias criticando o ex-deputado Jerônimo Santana, candidato do PMDB à prefeitura. Para quem trabalhou em A Tribuna, jornal dirigido pelo ex-repórter do jornal carioca Correio da Manhã, Rochilmer Rocha (FOTO). Segundo o jornalista Montezuma Cruz, que durante um período trabalhou lá: “A Tribuna fez parte da lista de jornais tidos como “contestadores” pelo regime militar. Assessorias de segurança, entre as quais a da Companhia Vale do Rio Doce, distribuíam aos governos, ao Incra e à polícia relatórios do SNI, recomendando a empresas públicas e autarquias não anunciarem neles”.
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa
“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)