Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 9 DE DEZEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 9 DE DEZEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: 1984 – Os novos municípios, Rolim de Moura e Cerejeiras, elegem seus primeiros prefeitos, respectivamente Valdir Raupp e Adelino Neiva. Só dois municípios continuam com prefeitos nomeados, Guajará-Mirim e Porto Velho.

COMEMORA-SE: Dia da Criança Especial. Dia do Alcoólico Recuperado. Dia do Fonoaudiólogo. Dia Internacional de Comemoração e Dignidade das Vítimas de Genocídio. Dia Internacional de Luta contra a Corrupção. Católicos lembram S. João Diogo Cuauhtlatoatzin, índio mexicano que viu Nossa Senhora de Guadalupe.

FATOS: 1531 — Nossa Senhora de Guadalupe aparece pela primeira vez a Juan Diego em Tepeyac, na Cidade do México. 1873- Nasce Plácido de Castro, líder da revolução acreana de 1903. 1915 – Nasce o compositor Francisco da Silva Fárrea Júnior, o Paquito, autor de grandes marchas de carnaval, “Daqui não saio daqui ninguém me tira”, “As Águas vão Rolar” etc. 1946 — Começa o "julgamento dos médicos", nazistas responsáveis por experimentos humanos e assassinatos em massa na II Guerra Mundial. 1965- Tiradentes é declarado patrono da nação brasileira.   1977 – Morre Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX.  1979 — A varíola torna-se a primeira das doenças consideradas erradicadas no mundo. 1988- Após 22 horas acaba a primeira operação de transplante de fígado com um doador vivo no Brasil. 2007- Terremoto de 4,9 graus (escala Richter) no  Brasil acontece em Minas Gerais e destrói a comunidade de Caraíbas, deixando um morto, uma criança de 5 anos. 

FOTO DO DIA: José Plácido de Castro, gaúcho, veio para a Amazônia na época do I Ciclo da Borracha, e em 1902 liderou a revolução acreana que em 1903, numa ação do Barão do Rio Branco (José Maria Paranhos) levou à assinatura do tratado de Petrópolis, pelo qual a Bolívia cedeu as terras do Acre ao Brasil e cujos efeitos permitiram a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, embrião do que seria 78 anos depois o Estado de Rondônia. Em 1908 Plácido de Castro sofre uma emboscada armada por ex-aliados e morre. Em 2004 teve seu nome inscrito no livro “Heróis da Pátria”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)