Domingo, 9 de agosto de 2020 - 08h23

RONDÔNIA – Em 1983, três dias depois de promulgada a primeira Constituição do Estado de Rondônia, o presidente deputado José Bianco, instala o Poder Legislativo, e acontece a primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz (PMDB), de Ji-Paraná, foi o primeiro orador. 1995 – Na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos. O fato fica conhecido como o “Massacre de Corumbiara”.
COMEMORA-SE: Dia dos Pais (Reza a lenda que na Babilônia, há 4 mil anos, um jovem esculpiu uma mensagem para seu pai, daí advindo a comemoração). Dia Nacional da Equoterapia. Dia Internacional dos Povos Indígenas. Católicos lembram Santa Teresa Benedita da Cruz (alemã, assassinada pelos nazistas). São Romão. São Fábio.
FATOS: 1173 — Começa a construção do campanário da Catedral de Pisa (hoje conhecido como Torre de Pisa). 1892 — Thomas Edison recebe uma patente para um telégrafo de duas vias. 1896 — Nasce Jean Piaget, psicólogo suíço. 1931 — Nasce Mário Jorge Lobo Zagallo, quatro vezes campeão mundial, duas como jogador, uma como coordenador e outra como técnico. 1945 – Pela segunda vez o mundo conhece, horrorizado, o lançamento de uma bomba atômica, agora cobre a cidade japonesa de Nagasaki, pelos EUA. 1973 — Lançamento da Marte 7 pela União Soviética. 1974 — Como resultado do caso Watergate, Richard Nixon se torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar ao cargo.
FOTO DO DIA – Terça-feira, 9 de agosto de 1983, três dias depois da promulgação da Constituição, realiza-se a primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia; na mesa diretora o vice-reitor da Unir professor Raymundo Castro, o prefeito Sebastião Valladares, o governador Jorge Teixeira, o presidente da ALE deputado José Bianco, abrindo a sessão, e o presidente do Poder Judiciário Fouad Darwich Zacharias.
Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES (III) Olhando as estrelas e prevendo a cheia
Em 3 páginas de seu livro “Na beira do barranco” o humaitaense de Uruapiara Raimundo Neves de Almeida (*1) usa o espaço para contar narrativas de cabo

NO MUNDO DOS ESPORTES - BARCELONA VENCE
BARCELONA VENCE Na abertura do rondoniense de futebol, o Barcelona (PVh) venceu sábado por 2x0 o União Cacoalense e somou três pontos no Aglair Tonell

Até recentemente, e com certeza persistindo em comunidades mais distantes dos centros urbanos, costumes praticamente ancestrais de nossos caboclos co

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026
A partir de hoje, 15, faltam 1487 dias para começar a copa de 2026, a ser jogada no México, EUA (partidas de abertura e final) e Canadá. A de 2022 fo
Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)