Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE OUTUBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE OUTUBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Compositor Brasileiro (homenagem ao compositor Herivelton Martins). Dia do Trabalho Decente.

Católicos lembram festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário. São Marcos, papa; São Sérgio e São Baco. 

BRASIL

1932 — É lançado o "Manifesto de Outubro", documento de fundação do Integralismo, corrente nacionalista idealizada por Plínio Salgado. 1934- Lideranças antifascistas se posicionam contra a "Marcha dos 5 mil" da Ação Integralista, causando um conflito armado chamado revoada dos “galinha-verdes” (apelido dos fascistas). 1971 - Henrique Mecking, o “Mequinho”, aos 19 anos, torna-se o 1º brasileiro a vencer o Torneio Internacional de Xadrez. 1984 – Nasce Ana Paula caldeira, primeiro bebê de proveta brasileiro.

MUNDO

3761 a.C. — Primeiro dia da Era Judaica. 1462- O papa Pio II edita a primeira bula condenando a escravidão. 1913- Inaugurada a primeira linha de montagem industrial pelo empresário Henry Ford. 1919 — Fundação da KLM, transportadora de bandeira dos Países Baixos. É a companhia aérea mais antiga ainda operando com o nome original. 1950 — Madre Teresa de Calcutá (consignada santa em 2016) funda a Ordem das  Missionárias da Caridade. 1959 — A sonda soviética Luna 3 transmite as primeiras fotografias do lado oculto da Lua. 1964 – Estreia o primeiro filme feito só para a televisão: “A hard days night”, dos Beatles. 

FOTO DO DIA

Iniciado em 1916, mas inaugurado no início da década de 1950, o Mercado Público Municipal de Porto Velho “funcionou normalmente até o ano de 1966, quando um incêndio, segundo alguns, criminoso (*), destruiu a metade do prédio”. Na foto, à esquerda, restos de paredes e montes  de detritos do prédio sendo carregados  para uma carroça. Na foto, em primeiro plano, a Panificadora Raposo que, contavam antigos moradores, foi a primeira do gênero mais organizada em Porto Velho  e, ainda conforme as mesmas fontes, numa sala ao lado, com acesso pela padaria, e de propriedade do mesmo comerciante, se instalou a primeira funerária da cidade. Em 2008 a prefeitura reinaugurou  do  parte espaço do antigo Mercado Municipal, cognominado então “Mercado Cultural”.

(*) “https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/antonio-candido/mercado-central”

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)