Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 7 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: Em 1991 – A Câmara Federal cassa o deputado federal Jabes Rabelo. É o segundo deputado federal rondoniense cassado, mas o primeiro, Renato Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional.

COMEMORA-SE: Dia Nacional do Radialista. Católicvos lembfam São Prosdócimo, São Herculano de Erúgia e São Vilibordo.

FATOS: 1665 — Primeiro número do jornal London Gazette  (uma espécie de Diário Oficial inglês), o mais antigo jornal do Reino Unido e ainda em circulação. 1825- É lançado em Recife o Diário de Pernambuco, o primeiro jornal da América Latina, ainda circulando.  1837 — Eclode a revolta da Sabinada na Bahia. 1848 — Início da Revolução Praieira em Pernambuco. 1901- Nasce a poetisa e escritora Cecília Meirelles, a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira.  1903 – Nasce Ary Barroso, compositor e autor, dentre outras peças, do samba-exaltação “Aquarela do Brasil”. 1917- As forças bolcheviques, constituídas por soldados e operários armados tomam o poder na Rússia, formando o primeiro estado socialista. .  1949 — O primeiro óleo é coletado em Oil Rocks (Neft Daşları), a mais antiga plataforma petrolífera em alto mar a operar no mundo. 1968-A nova sede do Museu de Arte de São Paulo é inaugurada, com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra. 1979 — A Censura começa a apreender discos e impedir a veiculação da música "Pra não Dizer que não Falei das Flores", de Geraldo Vandré. 1993- Senna vence em Adelaide, Austrália, a sua última corrida.  1996 — Lançada a sonda Mars Global Surveyor em direção a Marte. 2009 – Morre Anselmo Duarte, grande nome do cinema brasileiro, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes pelo seu filme O Pagador de Promessas. 

FOTO DO DIA: Aniversário de Ary Barroso e em razão  disso a data é comemorada como o Dia do Radialista Brasileiro. Em Rondônia a primeira emissora de rádio foi a Difusora do Guaporé, que durou pouco tempo, e em 1961 a igreja católica inaugurava a  Rádio Caiari, que durante muitos anos foi o grande escola que formou nomes importantes do rádio, como  Osmar Vilhena, Miguel Silva, Walmir Miranda e tantos outros, um deles, Elvestre Johnson (foto) que por curiosidade fez um teste e dominou os radiouvintes da Caiari durante quase 10 anos com seu programa “Tábua de Balanço”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - ARLER

NO MUNDO DOS ESPORTES - ARLER

Até poucos anos a Arler,  Associação que reunia jornalistas da área esportivas de Rondônia, era bem ativa.  Na foto  posse de uma das diretorias da en

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)