Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6ª feira, 7 de OUTUBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6ª feira, 7 de OUTUBRO - Gente de Opinião

HOJE É.

Dia do Compositor Brasileiro. Dia do Trabalho Decente. 

Católicos celebram Nossa Senhora do Rosário, São Marcos Papa, São Sérgio, São Baco

RONDÔNIA

1983 – A procuradora de Justiça Ledy Fernandes assume como procuradora geral de Justiça do Estado, primeira mulher a chegar a tal função no país.

BRASIL

1932 – Lançado o “Manifesto de Outubro”, fundação do Integralismo. 1984 - Nasceu Anna Paula Caldeira, o 1º bebê de proveta brasileiro.

MUNDO

1919 — Fundação da KLM, a companhia aérea mais antiga ainda operando com o nome original. 1959 — A sonda soviética Luna 3 transmite as primeiras fotografias do lado oculto da Lua. 1971 - Henrique Mecking, o Mequinho, 19 anos, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer um Torneio Internacional de Xadrez. 


FOTO DO DIA

Citando como fonte o IBGE (ano 1995), o jornal jiparanaense “Correio Popular” trazia em sua manchete principal “Ji-Paraná já tem mais de 100 mil habitantes”, representando “a consolidação da cidade por seus aspectos e índices econômicos”. O mesmo jornal citava que em 1964 a população local era pouco mais de 4 mil moradores, e que o crescimento veio com a forte migração pela BR-364 no período 1970/1985. Antes de ser chamada “Ji-Paraná”, em 1977, os nomes da localidade foram Presidente Pena, Vila Urupá, Rondônia e Vila Rondônia. A cidade é localizada à margem esquerda do Rio Machado, e Ji-Paraná também é chamada “Cidade Coração” devido ao formato de uma ilha em frente a cidade. Em 2019, segundo o IBGE, o município era o 2º colocado no PIB rondoniense e 280º no país. A cidade é acessada ela rodovia BR-364 e via aérea pela Azul.  (Foto Correio Popular ano 1995).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - UNIÃO CACOALENSE

NO MUNDO DOS ESPORTES - UNIÃO CACOALENSE

O time da “capital do café”, representante Rondônia na Copinha /2026, inicia amanhã, 4, na cidade de São Carlos, sua participação na competição realiz

NO MUNDO DOS ESPORTES - BOAS NOVAS

NO MUNDO DOS ESPORTES - BOAS NOVAS

Os times do grupo A do campeonato rondoniense de futebol 2026, cuja competição começa dia 17 de janeiro, têm bons atrativos para tornar a disputa mais

NO MUNDO DOS ESPORTES - ARLER

NO MUNDO DOS ESPORTES - ARLER

Até poucos anos a Arler,  Associação que reunia jornalistas da área esportivas de Rondônia, era bem ativa.  Na foto  posse de uma das diretorias da en

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)