Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6 DE SETEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 6 DE SETEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia do Alfaiate. Dia do Sexo. Dia do Barbeiro. 

Católicos lembram São Onezífero, São Zacarias e São Liberato  de Loro.

RONDÔNIA

1873 – Instalada em Santo  Antônio do Madeira, então município de Mato Grosso, a Mesa de Renda Alfandegada.

BRASIL

1922 — Oficialização do Hino Nacional Brasileiro, de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada.  1897 — Nasce Di Cavalcanti, pintor e caricaturista. 1913 — Nasce Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, oficialmente o inventor da “bicicleta” no futebol. 1969 – Morre Arthur Friedenreich, El Tigre, primeiro grande nome do futebol brasileiro. 2018 — Candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro é esfaqueado durante comício de campanha.

FATOS

3761 a.C. — Início do calendário judeu. 1492 — Cristóvão Colombo parte de La Gomera, nas Ilhas Canárias, seu porto de escala final antes de atravessar o Oceano Atlântico pela primeira vez. 1803 — O cientista John Dalton (ING) começa a usar símbolos representando os átomos. 1965 - um artigo do jornalista Michael Fellon usa a palavra hippie pela primeira vez.  1997 — O Funeral de Diana, Princesa de Gales, é assistido via TV por 2 ½ bilhões de pessoas. 1997 o funeral da princesa Diana é assistido pela TV por 2,5 bilhões. 2007 – Morre Luciano Pavarotti, tenor italiano que popularizou a ópera.

FOTO DO DIA

Em Brasília há o “Forte Apache”. Aqui entre nós, mais precisamente em Guajará-Mirim, onde o Brasil tem “fronteira molhada” com a Bolívia, o 6º Batalhão de Infantaria de Selva (Batalhão Forte Príncipe da Beira”), responsável por guarnecer o lado brasileiro da fronteira, tem seu comando instalado numa espécie de fortaleza que bem poderia ser chamada “Forte Pacaás Novos”, para lembrar um dos grandes rios da região. O 6º BIS iniciou na década de 1930 com um contingente similar a um pelotão, e sua sede principal se destaca pela grandiosidade do prédio, localizado nas proximidades da estação rodoviária do município que dista 330 Km de rodovias em relação a Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)