Quinta-feira, 29 de dezembro de 2022 - 06h05

COMEMORA-SE
Dia Internacional das Diversidades Biológicas.
Católicos celebram São Tomás Becket
RONDÔNIA
1953 – Doações para construção da sede da Associação Guaporeense de Professores: professores Marise Castiel, Lourival Chagas da Silva, governador Ênio Pinheiro e outros.
1967 – Como similares em Porto Velho, o Danúbio Azul Bailante Club vai cobrar traje passeio completo aos participantes do baile do dia 31.
1981 – O coronel Jorge Teixeira de Oliveira toma posse, perante o presidente João Figueiredo e vários ministros, como 1º governador do Estado de Rondônia.
BRASIL
1902 — Criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Brasil.
1903 — Nasce o artista plástico modernista Cândido Portinari (m. 1962). Em 1992 – Com a renúncia de Fernando Collor, o vice Itamar Franco torna-se o 33º presidente da República. 1994- O presidente Itamar Franco assina a lei que dá o direto a pensão alimentícia e herança a companheiros não casados.
MUNDO
1891 — Thomas Edison patenteia o rádio. 1980- Um crânio humano de 8 mil anos é descoberto na província chinesa de Yunnan. 2013 - O heptacampeão de F1a 1 Michael Schumacher, esquiando, sofre violento acidente que o tornou tetraplégico.
FOTO DO DIA
Cidade-irmã da brasileira Costa Marques, a boliviana Buena Vista é sede do "Parque Amboró nacional", com centenas de espécimes animais e outros tantos de vegetais, um atrativo para quem vai visitar. Localizada no departamento de Ichilo, província de Santa Cruz, Buena Vista foi fundada por volta de 1700, por uma missão jesuítica. Para quem for a Costa Marques por via rodoviária, o acesso é, saindo de Porto Velho pela BR-364 até a cidade de Presidente Médici daí em diante via BR-429 até Costa Marques, num total de 680 KM, passando na 429, antes, pelas cidades de Alvorada, São Miguel, Seringueiras e São Francisco. Como todas cidades ao longo do Rio Guaporé, Buena Vista também conta com um grupo de fiéis do Divino Espírito Santo, sendo, como todas cidades da região, visitada durante a Festa do Divino. Na foto, do outro lado do Guaporé, a vila de palafitas de Buena Vista. (F. Júlio Olivar)
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11
Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO
Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV
A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS
Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre
Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)