Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE SETEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE SETEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia da Lei Euzébio Queiroz (proibia a entrada de escravos no Brasil). Dia Mundial da Saúde Sexual. Dia Mundial do Taekwondo. Dia do Serventuário da Jusstiça. 

Católicos lembram Santa Rosália, São Moisés, São Marino e São Bonifácio I.

RONDÔNIA

1911 – Os trilhos da construção da ferrovia Madeira-Mamoré chegam a Abunã, estação de trem entre Porto Velho (a 200 KM) e a 160 KM de Guajará-Mirim. 

BRASIL

1842 — Casamento de D. Pedro II com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon. 1930 – A capital da Paraíba passa a ser chamada João Pessoa, deixando de ser a Cidade de Parahyba. 1969 — Terroristas do MR-8 sequestram o embaixador dos EUA no Brasil, Charles Burke Elbrick. 1995 - Morre o ator Paulo Gracindo, cujo sucesso maior foi com o personagem Odorico Paraguaçu, da novela O Bem-Amado. 1998 – Desaba o telhado da Igreja Universal do Reino de Deus (SP), matando 25 pessoas. 2008 – Morre o cantor Waldick Soriano, grande nome da música brega. 

MUNDO

1998 — O Google é fundado por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade Stanford. 1950 — Realizada em Darlington Raceway (EUA), a primeira corrida NASCAR de 500 milhas. 1965 - Os Beatles lançaram o compacto Help, que atingiria o primeiro lugar nas paradas inglesas. 2016 - O papa Francisco canoniza Madre Teresa de Calcutá.

FOTO DO DIA

Localizada a 200 KM de Porto Velho e 160 de Guajará-Mirim, a vila de 

Abunã sediou, desde a inauguração da ferrovia Madeira-Mamoré, em 1912 a 1972 quando o trem parou de circular, a principal estação da EFMM, onde obrigatoriamente os trens que saíam de Porto Velho tinham de pernoitar para chegar no dia seguinte a Guajará-Mirim, o ponto terminal. Inaugurada em 1912, a estação, testemunhas garantem que era moderna e oferecia conforto aos viajantes, mas com a desativação da estrada de ferro foi abandonada. Entre Mutum-Paraná e Abunã ficava a maior reta da ferrovia, a “Reta do Abunã”. Naquela vila e arredores foram gravados muitos capítulos da telenovela “Mad Maria”. Para quem vai em direção à ponte sobre o Rio Madeira, na BR-364 sentido Acre, ou quem vem de lá, a passagem em Abunã é obrigatória. (Resgate fotográfico: Anderson Leno Fernandes Foto 1351 - Dana Bernard Merrill. 1912. Colored by: Luis Claro).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador

A retirada dos garimpeiros de cassiterita desde a selva, por adesão deles mesmos ou por ordem militar gerou, especialmente para Porto Velho, dias de t

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (V) - Nas selvas, tropas caçavam homens nos garimpos

Assinada pelo ministro Dias Leite, das Minas e Energia (MME), a  Portaria nº 195, de 22 de junho de 1970, proibiu a Garimpagem Manual, de cassiterita

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”

Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda

Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)