Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE MAIO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 4 DE MAIO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Engenheiro de Estruturas. Dia de Star Wars

Católicos lembram São Floriano, padroeiro dos Bombeiros. Santa Antonina. São José Maria Rúbio. São Venério de Milão. Beato João Martinho Moÿe.

RONDÔNIA

1942 – Conforme o acordo de Washington a borracha retirada na Amazônia passa a valer 0,39 de dólar a libra-peso


BRASIL

1822 - Decreto proíbe usar ordens das Cortes de Lisboa sem o “cumpra-se” de D. Pedro I. 1937 - Morte do compositor Noel Rosa (músicas “Com que Roupa”, “Conversa de Botequim” etc.  2017 — Lançado o satélite geoestacionário brasileiro SGDC-1, na base de Kourou (Guiana Francesa).

MUNDO

1415 — Condenados como hereges no Concílio de Constança, os reformadores religiosos. 1493 — Papa Alexandre VI divide o Novo Mundo entre Espanha e Portugal ao longo da Linha de Demarcação (No ano seguinte seria assinado o Tratado de Toerdesilhas).  John Wycliffe e Jan Hus. 1904 — Começa a construção do Canal do Panamá. 1953 — Ernest Hemingway ganha o Prêmio Pulitzer pelo O Velho e o Mar.  1988 - Cientistas norte-americanos obtêm a 1ª vacina contra a raiva.


FOTO DO DIA

De repente, logo no início da década de 1910, uma notícia assombrou o mundo da extração da borracha brasileira: a produção asiática estava tomando conta do mercado, com maior volume e menor preço. Em 1941 o Japão ataca Pearl Harbor e os Estados Unidos entram na II Guerra Mundial precisando de insumos, um deles a borracha e o único local disponível estava na Amazônia. Pelos próximos três anos os seringais da região ressurgem, e muitos milhares de nordestinos, em maioria, são trazidos para extrair a hevea, conforme o Tratado de Washington. Acabada a Guerra, restabelecida a produção da seringa no Oriente, a borracha amazônica começa a ter reduzida sua produção, aumentando o empobrecimento regional. (F. Dana Merril/ embarque de borracha num trem da EFMM)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (II) - A Difusora, testemunha da história

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (II) - A Difusora, testemunha da história

Por motivos diversos a Rádio Difusora do Guaporé encerra suas atividades em 1961. A emissora tinha potência que abrangia a cidade de Porto Velho, cuja

NO MUNDO DOS ESPORTES - Começam semifinais do futebol de RO

NO MUNDO DOS ESPORTES - Começam semifinais do futebol de RO

Rondoniense e Ji-Paraná, 17hs no Aluizão e Guaporé X Gazin Porto Velho às 19h30, no Cassolão, são os dois jogos de ida da semifinal do campeonato ro

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (I)

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (I)

De Rondon à EFMM ao TitanicEm Rondônia quando se fala em “mídia eletrônica” certamente a linha de raciocínio vai em busca do papel das emissoras de rá

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)