Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3ª FEIRA, 20 de SETEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3ª FEIRA, 20 de SETEMBRO - Gente de Opinião

HOJE É.

Dia do Funcionário Municipal. Dia do Engenheiro Químico. Dia do Baterista. Revolução Farroupilha (Dia do Gaúcho) feriado no RS.  Dia Internacional da Limpeza de Praia.

Católicos celebram Santo André Kim Taegon, Santo Eustáquio.

RONDÔNIA

1943 – O presidente Getúlio Vargas assina o decreto-lei 5.839, estabelecendo competências e responsabilidades dos governadores dos Territórios Federais, criados por ele há uma semana

BRASIL

1897 – Nasce Humberto de Alencar Castelo Branco, militar e político brasileiro (m. 1967). 1929 - A aliança liberal lança Getúlio Vargas como candidato a presidente, o que levaria à revolução de 1930.

MUNDO

1946 – Realizado o 1º Festival de Cinema de Cannes, depois de 7 anos de afiamento devido à II Guerra Mundial. 2005 – Morre Simon Wiesenthal, judeu, maior caçador de nazistas pós II Guerra MundiaL (n. 1908).

FOTO DO DIA

Esse é o time do Dom Bosco, campeão de voleibol dos Jogos Escolares de Rondônia, JOER, em 1980, na final contra o Carmela Dutra por 3x0 numa final memorável. O time do Carmela era formado pela base da seleção juvenil de Rondônia, que havia sido vice-campeã da categoria naquele ano em Aracajú - SE. E como sempre o Carmela era o grande favorito para ganha sem muitas dificuldades, pois pelo Dom Bosco havia apenas 3 da seleção Juvenil. Mas, quando o jogo começou, o Dom Bosco, que perseguiam o título a cada JOER. A final foi o ginásio do Flamengo, à época a principal casa do Voleibol Rondoniense, que ficava completamente lotada durante os jogos escolares. Na foto, em pé: Técnico Cardoso (falecido), Freddy, Paulo Lacerda, Luis Gonzaga, Rivaldo Baleeiro, Luizinho Perez. Agachados: Almir, Wanderlan Barbosa, Luiz Fernando, Amarildo Lopes e Pedro Geraldo (falecido).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)