Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3ª feira, 18 de OUTUBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3ª feira, 18 de OUTUBRO - Gente de Opinião

HOJE É

Dia do Médico. Dia do Estivador.  Dia Nacional do Pintor.

Católicos  celebram São Lucas Evangelista

RONDÔNIA

1954 — Morreu Edgard Roquette-Pinto, participante da missão da instalação da Linha Telegráfica Estratégica de 1917 e que a seguir denominou “Terras de Rondon” o trecho percorrido na implantação da Linha (N 1884). 1972 – Theodoryco Gahya toma posse como governador do Território, o 15º desde a criação do Território.

1983 – Logo após elegerem João Paulo das Virgens Lima (PDS-Porto Velho) presidente da União dos Vereadores de Rondônia, dezenas de edis foram ao governador Jorge Teixeira anunciar o apoio à candidatura de Teixeira ao Senado em 1986.


BRASIL

1836 — Nasceu Benjamin Constant, idealizador da expressão "Ordem e Progresso" da Bandeira nacional (m. 1891). Em 1860 — Morreu, aos 23 anos, o poeta Casimiro de Abreu. Seu poema Meus oito anos, retrata bem a nostalgia da infância (n. 1838). Em 1915 – Nasce Sebastião Bernardes de Souza, o “Grande Otelo” (m. 1993). Em 1971 — Fundada a “Rosas de Ouro”, uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo.  


MUNDO

1931 — Morre o inventor norte-americano Thomas Edison, “pai” da luz elétrica (n. 1846). Em 2019 – As astronautas Jessica Meir e Christina Koch, participam da primeira caminhada espacial exclusivamente feminina ao saírem da Estação Espacial Internacional.

FOTO DO DIA

Em 1917 o cientista e “pai” da radiodifusão brasileira Roquette Pinto participou, a convite de Candido Rondon, da expedição Serra do Norte, entre os estados de Rondônia e Mato Grosso, e é atribuída a Roquette a proposta de que as terras palmilhadas por Rondon fossem denominadas “Rondônia”. Na expedição Roquette produziu o primeiro estudo científico sobre a região e o que ela poderia oferecer ao Brasil, além de um trabalho acerca dos indígenas, suas antropologia e etnografia. Segundo o jornalista Ruy Castro Roquette-Pinto era o “Homem-Multidão”, lembrando que na expedição “(Roquette-Pinto) foi etnógrafo, sociólogo, geógrafo, arqueólogo, botânico, zoólogo, linguista, médico, farmacêutico, legista, fotógrafo, cineasta e folclorista”. (F. livro “Rondônia” de Roquette-Pinto)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11

Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO

Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV)  – PORTO VELHO CONHECE A TV

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV

A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS

Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)