Sexta-feira, 30 de outubro de 2020 - 00h21

RONDÔNIA: 1913 – Pelo decreto 741 o governador (AM) Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de Humaitá, município do qual Porto Velho era parte e no ano seguinte desmembrado como novo município.
COMEMORA-SE: Dia da Luta contra o Reumatismo, do Ginecologista, do Balconista, do Comerciário, do Fisioculturista. Católicos lembram Santa Maria Restituta, fuzilada pelos nazistas; São Marcelo e São Germano.
o FATOS: 1270 — A Oitava Cruzada termina com um acordo entre Carlos I, e a dinastia Haféssida de Túnis, Tunísia. 1905 – A aspirina começa a ser vendida pela primeira vez, tendo sido desenvolvida pela firma química alemã Bayer. 1909 – Convenção das Municipalidades lança Ruy Barbosa à Presidência da República, com o apoio do PRP. 1967 – Ninguém recebe o Prêmio Nobel da Paz. 1969 — Emílio Garrastazu Médici toma posse como 28º presidente do Brasil. 1973 - Criada a SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) no Brasil, depois Ibama. 1998 – As chuvas provocam o maior congestionamento em São Paulo: 224 KMs de extensão. 2014 — A Suécia é o primeiro país europeu a reconhecer oficialmente o Estado da Palestina.
FOTO DO DIA: Domingo, 30 de outubro de 1938. As notícias da Europa traziam o terror da nova guerra mundial. À noite aconteceu o grande fake da história da imprensa, quando o jovem apresentador Orson Welles, no programa Mercury Teatre on the Air, da rede CBS, adaptou para o rádio o clássico de ficção científica “A guerra dos Mundos” (1887) de Herbert George Wells. Orson treinou pessoas para gritar por socorro, sirenes tocaram, e no rádio a “invasão de marcianos”, narrada como se fosse ao vivo, deixou todos em pânico. Mães esconderam filhos debaixo das camas, pessoas chamaram a polícia, muitos fugiram de carro. No dia seguinte a principal manchete do New York Times, “Radio listeners in panic, taking war drama as fact” – “Radiouvintes em pânico, levando o drama da guerra como fato”. Era um fake.
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo
Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA
Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS
Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026
Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)