Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 3 DE MAIO!


Labibe Aiech Bartolo - Gente de Opinião
Labibe Aiech Bartolo

COMEMORA-SE

Dia Internacional do Sol. Dia Nacional do Pau-Brasil. Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Dia do Sertanejo. Dia do Desporto Comunitário. Dia do Atuário. Dia Nacional do Parlamento. 

Católicos lembram São Tiago Menor e São Filipe; Santos Evêncio, Alexandre e Teódulo. Dia da Invenção da Santa Cruz (a recuperação da cruz de Cristo).



RONDÔNIA  

1917 – Lançada a pedra fundamental da Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Porto Velho. 1921 – Apresentada a peça satírica “No Paiz do Ouriço”, em Porto Velho, no cine teatro Phenix (Rua da Palha, atual Natanael de Albuquerque). Ainda adolescente, Labibe Aiech, depois Bartolo, participou e em 1993 narrou ao jornalista Zé Carlos Sá e ao repórter Lúcio Albuquerque trechos da peça. 


BRASIL

1916 - É fundada a Academia Brasileira de Ciências.  1933 - As mulheres brasileiras foram às urnas pela primeira vez na história do país. 1937 – Nasce a escritora Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (1996 e 1997). 1989 - Morre o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda..

MUNDO

1469 - Nasceu o filósofo e historiador italiano, Nicolau Maquiavel. 2000 — Início do esporte de geocaching, com o primeiro cache colocado e as coordenadas de um GPS postado na Usenet. 2007 — A menina Madeleine McCann, de 4 anos, desaparece na Praia da Luz, Portugal, iniciando "o desaparecimento mais noticiado da história moderna".


FOTO DO DIA

Senhora Labibe Aiech Bartolo, amazonense de Manaus, chegou a Porto Velho com 4 anos, aos 7 conheceu o primeiro prefeito, Guapindaia Brejense, aos 12 já estava enfronhada nas manifestações culturais, aos 13 participou da peça “No Paiz do Ouriço”, aos 14 tornou-se a primeira voz feminina a falar numa solenidade pública – leu um poema em homenagem à proclamação da  Independência durante a inauguração do obelisco até hoje existente em frente ao Palácio Presidente  Vargas na comemoração ao centenário do Grito do Ypiranga. Aos 18 anos, participando do “Bloco do Noroeste” foi a primeira foliã eleita Rainha do Carnaval. Dona Labibe foi a primeira dama da cultura rondoniense.

Dona Labibe faleceu aos 104 anos de idade, em 2013.

Veja também: A Veneranda senhora Labibe Aiéch Bártolo

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 30 DE JUNHO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 30 DE JUNHO!

HOJE ÉDia Nacional do Bumba Meu Boi, Dia da Mídia Social, Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário, Dia Internacional do Asteroide (ONU), Dia Inter

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE JUNHO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE JUNHO!

HOJE ÉDia do Pescador, Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública do Brasil, Dia do Papa, Dia do Dublador, Dia do Engenheiro de Petróleo, Dia Intern

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 28 DE JUNHO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 28 DE JUNHO!

HOJE ÉDia da Renovação EspiritualCatólicos lembram Santo Irineu, São Paulo I – Papa, BRASIL1913 — Nasce Manuel Ferraz de Campos Sales, 4º presidente d

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 27 DE JUNHO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 27 DE JUNHO!

HOJE ÉDia Nacional do Vôlei, Dia Nacional do Progresso, Dia Nacional do Técnico em Nutrição e Dietética, Dia Nacional do Quadrilheiro Junino (Lei 12.3