Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 2ª feira, 29 DE AGOSTO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 2ª feira, 29 DE AGOSTO - Gente de Opinião

HOJE É.

Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia Internacional contra Testes Nucleares, 

Dia Internacional do Gamer

Católicos celebram São Saturnino,  Santa Joana Maria da Cruz

RONDÔNIA

29 – 1984 –O jornalista Ary de Macedo analisa a situação política de Rondônia com vistas à eleição presidencial de janeiro de 1985 e pergunta, usando fala do presidente João Figueiredo: “Malufar ou Dançar?” (Jornal Ato Madeira) 

29 - 1988 – Mais votado na disputa pelo Senado em 1986, mas derrotado pelo critério da legenda, o ex-deputado Federal Chiquilito Erse é um dos oito candidatos à prefeitura portovelhense em novembro. Seria eleito. (Jornal Alto Madeira)

BRASIL

1730 – Nasce Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho maior escultor barroco brasileiro e

arquiteto do Brasil colonial (m. 1814). Em  1825 – O Brasil firma com Portugal o Tratado de 

Paz e Aliança oficializando o reconhecimento lusitano, e ainda paga 2 milhões de libras

esterlinas aos lusos. 

MUNDO

1904- Inauguração em Saint Louis (EUA) dos III Jogos Olímpicos da Era Moderna; o Brasil só participaria em 1920. 11958 - Nasce Michael Jackson, “Rei do Pop” (m. 2009). 1991 — Soviete Supremo da União Soviética suspende todas as atividades do Partido Comunista Soviético. 1997 — Netflix é lançado como um serviço de aluguel de DVD na Internet.

FOTO DO DIA

Um caso ainda não esclarecido totalmente pela polícia portovelhense, o sumiço do radialista José Wilton Guedes, como registrou o jornal Alto Madeira numa nota pequena dia 28 de agosto de 1976, mas quatro meses antes, em abril, o AM registrava que o delegado-geral José Anastácio dissera ao jornalista Wladimir de Carvalho que ele próprio, delegado, estava ameaçado de morte se desse andamento às investigações do crime o corrido em julho de 1975. Wladimir, âncora do telejornal da TV-Rondônia, pediu garantias à Polícia porque as ameaças já estavam atingindo sua família, mas de nada adiantou e o jornalista, conforme comentários da época, transferiu-se para Rio Branco (AC) e depois Brasília.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)