Segunda-feira, 18 de abril de 2022 - 06h03

COMEMORA-SE
Dia Nacional do Espiritismo. Dia Nacional do Livro Infantil. Dia Mundial do Radioamador. Dia Nacional do Amigo. Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (Dia do Patrimônio Mundial)
Católicos lembra São Galdino. Santo Apolônio de Roma. Beata Savina Petrilli.
RONDÔNIA
1989 – Começa a funcionar a Associação Vilhenense de Educação e Cultura – Faculdade Avec.
BRASIL
1882 — Nasce Monteiro Lobato, patrono da literatura infantil no Brasil. 1945 — Criado o Instituto Rio Branco, a escola diplomática do Brasil. 1977 — Estreia o primeiro telejornal matutino brasileiro, o Bom Dia São Paulo.
1998 - Morreu o cantor Nelson Gonçalves.
MUNDO
1506 — Começa a construção da Basílica de São Pedro em Roma. 1857 — Allan Kardec lança “O Livro dos Espíritos” é o nascimento do Espiritismo. 1925 — Formada em Paris a União Internacional de Radioamadores. 1946 — Primeira reunião do Tribunal Internacional de Justiça, em Haia (Holanda). 1955 - Morre o físico Albert Einstein, autor da Teoria da Relatividade.
FOTO DO DIA:
BREAK, BREAK, BREAK. Em várias etapas da História do Mundo, no Século XX, essa chamada de emergência representou para muitas pessoas uma oportunidade a mais. Último exemplo foi durante a tragédia de Petrópolis, há pouco mais de um mês, quando praticamente os sistemas de comunicação locais entraram em colapso e um grupo de homens e mulheres passou a fazer parte do sistema de Defesa Civil. Eles são os radioamadores, cuja data maior é 18 de abril, de fundação, em 1925, da União Internacional de Radioamadores - IARU. Na história de Rondônia o radioamador, grupo formado por profissionais dos mais variados ramos, participou em momentos especiais, como durante a abertura da rodovia BR-29 (364), nos contatos com as empresas e os acampamentos perdidos no meio da selva. Até pouco tempo funcionava em Porto Velho a Liga de Radioamadores de Rondônia, na Avenida Migrantes.
“Alô....Câmbio.... Desligo!”
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

NO MUNDO DOS ESPORTES - Lista dará sinais de quem vai à Copa
EXPECTATIVAA convocação final do Brasil para a Copa do Mundo deve acontecer em maio, mas pouco deve mudar da lista de convocados para os últimos amist

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (VI) - “Eu não podia brincar na rua”, lembra filho do governador
A retirada dos garimpeiros de cassiterita desde a selva, por adesão deles mesmos ou por ordem militar gerou, especialmente para Porto Velho, dias de t
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)