Quinta-feira, 28 de outubro de 2021 - 10h26

COMEMORA-SE
ia do Funcionário Público. Dia Internacional do Filme de Animação. Dia da Engenharia da Aeronáutica. Dia Mundial do Judô. Dia Internacional da Animação (curtas-metragens de desenhos animados)
Católicos lembram São Simão e São Judas Tadeu.
RONDÔNIA
1960 - Sai de São Paulo para Porto Velho a Caravana Ford, grupo de veículos “Ford” comprados pelo governador Paulo Leal para o Território, chegando a Porto Velho 60 dias depois. De Cuiabá a Porto Velho o acesso foi pela rodovia BR-29, ainda nem inaugurada.
BRASIL
1924 — Irrompe no Rio Grande do Sul o movimento tenentista, composto por jovens oficiais das Forças Armadas do Brasil. 1978 — O presidente Ernesto Geisel inaugura a Rodovia dos Bandeirantes, então a mais moderna e bem conservada estrada do país. 1982 - A Fundação Oswaldo Cruz (RJ) anuncia a produção da vacina contra o sarampo no Brasil.
MUNDO
30 — São Pedro se torna o 1º papa da Igreja Católica Romana. 1636 — Em Massachusetts (EUA) é criada uma faculdade, depois Universidade Harvard. 1886 — Inaugurada a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque. 1892 – O francês Émile Reynaud exibe o 1º filme animado. 1922 — Benito Mussolini lidera os fascistas e assume o governo italiano. 1958 — Eleito papa, o cardeal Angelo Giuseppe Roncalli adota o nome de João XXIII. 1962 — Crise dos mísseis de Cuba: o 1º ministro Nikita Khrushchov manda tirar os mísseis soviéticos de Cuba.
FOTO DO DIA
Dia Mundial do Judô, uma arte marcial praticada em qualquer lugar do mundo, surgida quando o garoto Jigoro Kano procurou algo para se defender dos que o agrediam nas ruas. Primeiro o jiu-jitsu, mas acabou criando o judô, palavra que une duas outras, em japonês: “Ju” (suave) e “Do” (caminho ou via), ou “caminho suave (ou da suavidade)”. Como esporte o judô teve uma primeira apresentação nos Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), mas só entrou no calendário olímpico em 1972, em Munique, enquanto as mulheres só participam a partir de Barcelona, em 1992. Em Rondônia um expoente do judô é o faixa preta e professor Marcos Grutzmacher (na foto orientando um aluno cego numa apresentação da sua Academia “Universo”). No judô o professor faixa preta é chamado “sensei”, palavra que em japonês representa um título honroso e respeitoso com que o professor ou um mestre é tratado.
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa
“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi
Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)