Sábado, 27 de novembro de 2021 - 10h20

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Luta Contra o Câncer de Mama. Dia Nacional de Combate ao Câncer. Dia do Técnico de Segurança no Trabalho. Dia Mundial sem Compras.
Católicos lembram data consagrada a Nossa Senhora das Graças e a São Virgílio.
BRASIL
1927 – Nasce Carlos José Castilho, goleiro do Fluminense (Copas do Mundo de 1950, 54, 58 e 62), apelidado “são” Castilho. 1935 – O governo esmaga a Intentona Comunista. 1956 - Adhemar Ferreira da Silva torna-se o 1º brasileiro bicampeão olímpico, ao vencer o salto triplo, na Austrália. 1979 — Restabelecido o pluripartidarismo no país. 2013 – Morre Nilton Santos, zagueiro do Botafogo (Copas de 1950, 54, 58 e 62). Chamado “Enciclopédia do futebol”.
MUNDO
1095 — O Papa Urbano II cria a I Primeira Cruzada. 1701- Nasce Anders Celsius, criador da escala de temperatura Celsius. 1868- O Japão tem nova capital, a cidade de Yedo, depois Tóquio. 1970 - O Papa Paulo VI é esfaqueado durante visita a Filipinas. 1985- O cometa Halley chega ao ponto mais próximo da Terra. 2001- O telescópio Hubble detecta hidrogênio na atmosfera do planeta Osíris, fora do sistema solar.
FOTO DO DIA
Uma autêntica lenda no jornalismo rondoniense, Euro Tourinho, foi casado mais de 70 anos com a senhora Maria Kang Tourinho. Euro (Falecido a 25 de novembro de 2019, aos 97 anos), foi de tudo um pouco em Porto Velho: goleiro de futebol - apesar de sua baixa estatura; dono de salão de sinuca, gerente do seringal da família, ativista político, excelente boêmio, funcionário público, maçom, palestrante, escritor, membro da Academia de Letras de Rondônia, a figura rondoniense mais entrevistada por professores, alunos e pesquisadores, mas sua maior e mais importante performance foi ter sido jornalista e diretor num único jornal, o Alto Madeira. Testemunhou momentos históricos de Rondônia: a instalação do Território e a do Estado, o fim da Madeira-Mamoré, viu o presidente JK derrubar uma árvore simbolizando o fim da abertura da BR-29 (364). Na foto Euro está com sua máquina de escrever companheira de 50 dos mais de 60 anos que praticou o jornalismo.
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo
Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA
Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS
Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026
Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)