Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA – BOM DIA 27 DE JUNHO!


O DIA NA HISTÓRIA – BOM DIA 27 DE JUNHO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1963 – Ari Marcos da Silva assume o governo do Território de Rondônia (2), em  cuja curta gestão foi iniciado o 1º estudo para construção da hidrelétrica de Samuel. 

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Progresso. Dia das Micros, Pequenas e Médias  Empresas. 

Católicos lembram Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santo Agostinho de Alexandria, Beata Maria Mastena. 

FATOS

1844 — Joseph Smith Jr., fundador do Movimento dos Santos dos Últimos Dias, e seu irmão Hyrum Smith, são mortos  na cadeia de Carthage, EUA. 1887 — O Instituto Agronômico de Campinas (I.A.C.) é fundado por D. Pedro II, com o nome de Imperial Estação Agronômica de Campinas. 1905 — Marinheiros iniciam um motim a bordo do encouraçado russo Potemkin. 1908 - Nasce o escritor Guimarães Rosa, principal obra “Grande Sertão: Veredas”. 1929 - Pesquisadores em Nova York fazem a primeira demonstração da TV em cores. 1954 - Entra em funcionamento a primeira central nuclear do mundo, próximo a Moscow. 

FOTO DO DIA

Geógrafo e professor Milton Almeida dos Santos, citado como um dos maiores Geógrafos do mundo. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a epistemologia da Geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros. Conquistou, em 1994, o Prêmio Vautrin Lud, o Nobel de Geografia, sendo o único brasileiro a conquistar esse prêmio e o primeiro geógrafo fora do mundo Anglo-Saxão Durante o governo Humberto Guedes (1975/79), Milton Santos foi contratado para “pensar o Estado”. Uma de suas ações, conforme o economista Sílvio Persivo, foi o projeto de criação dos Núcleos Urbanos de Apoio Rural (NUARs), que originaram vários municípios, e evitaram um êxodo de pequenos colonos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)