Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 27 DE JULHO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 27 DE JULHO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

Em 1915 – Inaugurada em Porto Velho a primeira escola pública mista do município, tendo como professora a senhorita Tevelina Guapindaia.

COMEMORA-SE

Dia do Pediatra. Dia do Motociclista.  Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho. Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Católicos lembram São Clemente de Ochrida, São Celestino I., São Simão Etilista e São Pantaleão, Santa Natália.

FATOS

1794 — Revolução Francesa: Maximilien Robespierre é preso após mandar executar 17 mil “inimigos da Revolução”. 1921 — O bioquímico Frederick Banting (Canadá) prova que o hormônio insulina regula o açúcar no sangue. 1930 - Hare Hunt Porky divulga a primeira versão do coelho Pernalonga.  1970 — Falece António de Oliveira Salazar, durante mais de 30 anos ditador de Portugal. 1996 – Olimpíadas de Atlanta: No vôlei de praia, Jacqueline e Sandra e Adriana e Mônica, são campeãs e vices, as primeiras atletas brasileiras a ocuparem dois lugares no pódio;. 1996 — Dois mortos no atentado terrorista nos Jogos Olímpicos de Atlanta. 2018 — Ocorre o eclipse lunar total mais longo do século XXI. 

FOTO DO DIA

Um ponto de encontro nas noites de domingo em Porto Velho é a “Feira do Porto”, oferecendo oportunidade de comidas típicas e mostras de artesanato. Funcionando na Praça Aluízio Ferreira, no Bairro Caiari, citado como o mais antigo conjunto habitacional do Brasil (1940) a feira recebe centenas de pessoas no horário das 16 até 22 horas. A Praça Aluízio Ferreira – homenagem ao primeiro governador do Território Federal e três vezes deputado federal, tinha inicialmente outro formato, incluindo um pequeno lago onde se encontravam exemplares de quelônios e pirarucus, mas passou por várias reformas, incluindo a construção de uma lanchonete (onde agora está uma espécie de palco para apresentações musicais), além de  uma quadra de esportes e um “half” para a prática de skate,  esses últimos depois destruídos para ampliar o espaço dos feirantes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)