Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA - 26 de março de 2023


Márcio Soares - Gente de Opinião
Márcio Soares

RONDÔNIA

1867 – Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a estudar a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.

1925 – Em PVh ato público homenageia os “foot bolleres” brasileiros pela vitória sobre a sobre a França (Paris) 7x2.

1950 – As declarações do francês Roger Peyré, de que matara 28 índios para roubar uma índia no rio Guaporé, “são mentirosas e falsas” segundo o general Candido Rondon

1983 – 1 - A Polícia vai fiscalizar os barcos vindos de Manaus, para prender criminosos vindos dali. 2 - Na BR-364, desde janeiro 14 caminhoneiros foram assassinados, e ninguém preso.

1985 – Mais de 500 crianças de 11 a 14 anos participam do VI Torneio Gigantão de Voleibol em Porto Velho. 

1991 – Com a mediação do TRT, motoristas e cobradores de ônibus voltam ao trabalho.

HOJE 

Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia (“Dia Roxo”). Dia do Cacau. Dia do Tratado de Assunção (Mercosul). 

Católicos celebram Sete Dores de Nossa Senhora Virgem Maria, Santa Lúcia Filippini, São Cástulo, São Bráulio de Saragoça, São Ludgero,  

BRASIL

1772 – Fundação da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais (depois Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre, e Porto Alegre). 2014 — Cientistas, liderados por brasileiros, descobrem o 1º sistema de anéis em um asteroide do Sistema Solar.

MUNDO

1953 — Jonas Salk (1914/95) anuncia a vacina contra a poliomielite. 1830 — O Livro de Mórmon é publicado nos Estados Unidos

FATO DO DIA

O “REI” NO FERROVIÁRIO

“Foi uma loucura”, lembrou o aposentado Márcio Soares que, recém-casado, foi com a esposa e a sogra assistir à apresentação do cantor que, àquela altura, já era chamado “rei” pelos críticos e fãs, como ainda hoje. O ano foi 1973.

Roberto Carlos fora contratado pelo promotor de eventos Ronaldo Brito (FOTO). Com o aeroporto superlotado, Roberto embarcou num carro “opala cupê”, dirigido pelo sambista Auristélio Castiel e o “rei” deixou seu autógrafo no paravento do veículo. 

Mas a vinda do cantor naquele ano acabou apressando um casamento, como lembrou o guajaramirense conhecido pelo pessoal da época por “Dadinho”, que já namorava com a jovem Elizabeh, a “Beta”.

Depois do show de Roberto Carlos o casal foi jantar num restaurante próximo ao atual hospital “Prontocordis”, onde demoraram um pouco e quando chegaram na casa dela o pai estava brabo pela demora.

“Ele estava muito zangado, aí eu botei a namorada no carro e fomos para a casa da minha mãe. Logo depois casamos”, faz 52 anos, três filhos, cinco netos e um bisneto.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)