Terça-feira, 26 de abril de 2022 - 10h05

COMEMORA-SE
Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Dia do Goleiro. Dia Internacional do Desastre de Chernobyl. Dia do Juiz da Justiça do Trabalho.
Católicos lembram celebração da 1ª missa no Brasil. E também Santo Anacleto (ou Cleto), o 2º papa. São Pascásio Radberto. São Luís Maria Gliguinion.
BRASIL
1500 - Celebrada a 1ª missa no Brasil, na praia de Santa Cruz de Cabrália (Bahia), pelo frei Henrique de Coimbra. 1952 — Publicada a primeira edição da Revista Manchete, da Bloch Editores. 1965 — Com a apresentação do programa infantil “Uni Dune Tê”, a TV Globo (RJ) é inaugurada. 1973 – No governo Geisel, é criada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa. 1982 - Sua Santidade Tenzin Gyatso (Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso), o 14º Dalai Lama, chega ao Brasil.
MUNDO
1937 — A cidade de Guernica (ESP) é desruída pela Luftwaffe (força aérea alemã), destruição que gerou o quadro “Guernica”, de Pablo Picasso. 1970 — Vigora a Convenção para o Estabelecimento da Organização Mundial da Propriedade Intelectual.
FOTO DO DIA - Vila de Teotônio - peixes subindo a cachoeira
Um espetáculo que não existe mais: na cachoeira de Teotônio (Rio Madeira a montante de Porto velho), época de piracema (movimento migratório de peixes com fins de reprodução), cardumes imensos se atiravam tentando passar além do pedral e seguir viagem rumo aos locais de reprodução durante a cheia do rio e dos seus igarapés. Dos muitos que saltavam tentando vencer as corredeiras e o pedral, uma boa quantidade de peixes acabavam caindo em buracos escavados pelas águas nas rochas, onde eram capturados pelos pescadores, à mão livre. O local foi destruído e em seu lugar construída uma das duas usinas hidrelétricas do Rio Madeira, parra aumentar a geração de energia elétrica do país (Acervo Rondônia Minha Querida Rondônia, foto Dana Merril, colorizada por Luís Claro.
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - A VENDA DA VAGA
Em 2013 o então diretor de competições da Federação de Futebol de Rondônia, jornalista João Dalmo impediu que o Vilhena, que como campeão rondoniense

NO MUNDO DOS ESPORTES - UNIÃO CACOALENSE
O time da “capital do café”, representante Rondônia na Copinha /2026, inicia amanhã, 4, na cidade de São Carlos, sua participação na competição realiz

NO MUNDO DOS ESPORTES - BOAS NOVAS
Os times do grupo A do campeonato rondoniense de futebol 2026, cuja competição começa dia 17 de janeiro, têm bons atrativos para tornar a disputa mais

Até poucos anos a Arler, Associação que reunia jornalistas da área esportivas de Rondônia, era bem ativa. Na foto posse de uma das diretorias da en
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)