Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE OUTUBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE OUTUBRO - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia do Sapateiro. Dia do Dentista Brasileiro. Dia Nacional da Saúde Bucal. Dia da Construção Civil. Dia do Engenheiro Civil. Dia Nacional da Democracia. Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo. Dia Nacional do Macarrão.  

Católicos lembram Santo Antônio de Sant'Ana Galvão (primeiro santo nascido no Brasil). Santo Crispim, Santo  Crispiniano, Santa Daria e São Crisanto.

RONDÔNIA

1877 – O imperador Dom Pedro II autoriza a empresa norte-americana P. & T. Collins a construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira. 1969 – O narrador José Ribamar – Garganta de Ouro narra do Pacaembu (SP) o primeiro jogo de futebol transmitido por uma emissora local, a rádio Caiari.  


BRASIL

1886 – Nasce o poeta e jornalista Humberto de Campos. 2016 – Morre Carlos Alberto torres, capitão da seleção brasileira tricampeã mundial em 1970.

MUNDO

1671 — Giovanni Domenico Cassini descobre Jápeto, lua de Saturno. 1881 – Nasce Pablo Picasso, pintor espanhol autor do quadro “Guernica” em que denuncia o horror da guerra. 1949 — O quadrimotor de Havilland Comet, torna-se o 1º avião comercial com motores a jato, faz o trecho Londres-Trípoli-Londres em 6h36, duas vezes mais rápido que outros aviões. 1973 – Morre o etíope Abebe Bikila, único atleta a ganhar duas vezes a maratona olímpica; a primeira, em 1960, correndo descalço.  1993 — Investigadores da Universidade George Washington, Estados Unidos, realizam a primeira clonagem de embriões humanos. 

FOTO DO DIA 

25 de outubro de 1973. Porto Velho contava menos de 100 mil habitantes, quando se anunciou que, pela primeira vez aconteceria a transmissão de um jogo de futebol narrado com a voz de um locutor já consagrada do rádio esportivo do então Território Federal. O narrador José Ribamar (Garganta de Ouro) lembra: “Inesquecível.  Narrar Santos 1x0 São Paulo pelo brasileirão de 1973, com gol Dele (Pelé), a Primeira Transmissão “Via Embratel” do rádio rondoniense, o que só foi possível porque o padre Vitor Hugo (diretor da Caiari), mandou que eu escolhesse um jogo para transmitir”. Zé Ribamar (ao centro em congresso esportivo) lembra ainda a equipe que trabalhou, no estúdio, em Porto Velho: João Dalmo (plantão) e o Jorge Santos (controle técnico). Mas para que a transmissão acontecesse contei com o apoio da Rádio Transamérica de São Paulo, via parte técnica no estádio e um jornalista que atuou como comentarista e rádio-repórter”. Uma história que sem dúvida faz parte também da própria História de Rondônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 DE JULHO

RONDÔNIA1926 – Com apoio da Polícia, a prefeitura de Porto Velho aplica vacina antivariólica em tripulantes e passageiros de barcos vindos de Manaus.1

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 10 DE JULHO

RONDÔNIA1918 – O Cine Theatro Phoenix está com todos os ingressos vendidos para a apresentação da soprano Júlia Olivari, em Porto Velho. 1931 – Pelo d

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 9 DE JULHO

RONDÔNIA1910 – Contratados pela construtora da Madeira-Mamoré os sanitaristas Osvaldo Cruz e o Belisário Pena fazem o levantamento sanitário daobra.19

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 8 DE JULHO

RONDÔNIA1918 – Nomeados, o coronel Antônio José da Silva Júnior e o tenente-coronel João Vilhena de Aquino, para organizar as forças de 2ª linha (Guar

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)