Sexta-feira, 25 de abril de 2025 - 07h55

RONDÔNIA
1918 – Policiais da guarnição matogrossense em Santo Antônio (MT) se rebelam e provocam tiroteio, um deles morre, 2 são presos e 6 fogem.
1946 – Membros dos diretórios da UDN, PTB e PCB do Guaporé, pedem ao senador Melo Viana, presidente da Constituinte Federal, que não acate a proposta de extinguir os Territórios criados em 1943.
1976 – O trabalho do Incra em Rondônia, foi o tema da entrevista do executor do Incra, engenheiro Assis Canuto, citando benefícios que a região vem recebendo.
1982 – Falta pessoal nos cartórios eleitorais para fazer a inscrição de novos eleitores visando a primeira eleição do Estado.
1984 – Um imenso dente de um fóssil, encontrado por um mergulhador na região do Teotônio/Rio Madeira, será encaminhado a um laboratório para análise e definição a que animal possa ter pertencido. (AM)
25 – 1991 – Em sua coluna o jornalista Ciro Pinheiro registra a posse da primeira diretoria do Círculo Militar, presidida pelo tte-cel Éverton Barbosa Pessoa.
HOJE É
Dia Mundial da Luta Contra a Malária. Dia Mundial do DNA. Dia do Contabilista. Dia Internacional dos Delegados. Dia Internacional das Jovens Mulheres em Tecnologia da Informação e Comunicação.
Católicos celebram Santa Franca de Piacenza, São Marcos Evangelista,
BRASIL
1956 — Fundação da Usiminas, empresa brasileira do setor siderúrgico. 1924 - Nasce Paulo Vanzolini (+ 2013), compositor (Ronda, Volta por cima etc).
MUNDO
1859 — Início da construção do Canal do Suez. 1974 – Em Portugal a “Revolução dos Cravos”, encerra a ditadura salazarista. 1990 - O telescópio espacial Hubble foi colocado em órbita.
FOTO DO DIA
O DEFUNTO VENDO SUA MISSA DE 7º DIA
Que vamos, um dia, passar “desta para melhor”, “ir para o andar de cima”, “morar na cidade dos pés juntos”, creio ninguém duvide.
Católicos oram por seus mortos, “1º Livro dos Macabeus 12, 38-45: “É, pois, santo e salutar pensamento orar pelos mortos...”
E se o defunto, assiste sua missa de 7º dia? Lembro de um caso. Foi em 1971 e uma aluna chegou na faculdade dizendo que seu irmão morrera no interior do Acre.
Naquele tempo a comunicação era difícil e, com o interior amazônico, pior. No dia da missa eu tive uma pauta sobre uma equipe do Rondon voltando do Acre e levo um susto: na porta do avião aparece o “defunto”.
Depois de refeito, ofereci a carona do Aeroporto “Ponta Pelada”(até 1975 o aeroporto de Manaus) até a igreja e fui explicando. Pedi que ele não aparecesse logo para evitar o choque em sua mãe, já bem idosa. (Na época colocavam na frente do altar um volume como se fosse o caixão).
Ele entrou na igreja, chamei um colega muito respeitado por todos que, sabendo da história, esperou terminar a celebração e comunicou a novidade.
(A primeira operação Rondon foi em 1967, em Porto Velho)
Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - Fifa com novas regras na Copa
SERÁ QUE VAI?Sábado, 28, a Fifa anunciou cinco mexidas nas regras até agora vigentes no futebol, todas em vigor na Copa deste ano. Veja aí: 1ª - Conta

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa
“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,
Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)