Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 24 DE AGOSTO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 24 DE AGOSTO - Gente de Opinião

HOJE É

Dia Nacional da Infância. Dia Nacional Do Artista. Dia Nacional da Comunidade Ucraniana.

Católicos celebram Santa Joana Antyda, Santa Emília de Vialar, São Brtolomeu

RONDÔNIA

1954 –  Desde as 6h30 comerciantes de Porto Velho que tinham aparelhos de rádio em casa – à época eram poucos os aparelhos – começaram a ouvir a notícia do suicídio do presidente Getúlio Vargas, e a espalhar funesta notícia.

BRASIL

1882 — Morre Luís Gama, jornalista e escritor, patrono da Abolição da Escravatura brasileiro (n. 1830). 1954 - O presidente Getúlio Vargas suicidou-se atirando atirou contra o próprio peito, no quarto dele, no Palácio do Catete (RJ). 

MUNDO

79 — As cidades romanas de Pompeia e Herculano são arrasadas pela erupção do vulcão Vesúvio. 1995 - Lançado ao público, nos EUA, o sistema operacional Microsoft Windows 95. 998 — É testada no Reino Unido a primeira implantação humana de identificação por radiofrequência (RFID).

FOTO DO DIA

Há 68 anos morria, oficialmente por suicídio, o gaúcho Getúlio Dorneles Vargas, presidente do Brasil de 1930 a 1945, e de 1951 a 1954.A morte abalou a pequena comunidade de Porto Velho, com 40 mil habitantes. Em 1940 ele estivera aqui e em 1943, criou o Território Federal do Guaporé. O jornalista Euro Tourinho lembrou: “Quase ninguém tinha aparelho de rádio emuitos iam bem cedo pela manhã o costume era ir ao mercado (atual Mercado Cultural) e ouvir de quem tinha rádio o que acontecia. Um sempre muito assediado era o doutor Osvaldo Piana (pai do governador homônimo) e ele estava nervoso, como todos que ouviam a notícia”. O historiador Esron Menezes, que testemunhara a visita de Vargas 13 anos antes, lembrou que a população entrou em choque, e que escola suspenderam as aulas. “Tenho certeza que perdemos um amigo”, disse. (F. Vargas em 1940 examinando um ouriço de castanha em Porto Velho)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)