Sábado, 23 de agosto de 2025 - 07h55
RONDÔNIA
1917 – Ainda na condição de Vila, apesar de sediar o município, Porto Velho escolhe a “Mais Bella Senhorita Desta Villa”.
1917 - Em Santo Antonio (MT), a 7 KM de Porto Velho, tem início a campanha eleitoral par escolha do Superintendente (prefeito) e Intendentes (vereadores).
1951 – Com menos de 15 advogados atuando, os territórios de Amapá, Guaporé e Rio Branco (RR), não podem criar suas seccionais da OBB, decidiu o Conselho Federal da Ordem
1980 – Circula, em Cacoal o jornal “Tribuna Popular” o 1º jornal impresso de Cacoal e região.
1981 – A migração para Rondônia foi menor no período janeiro/julho deste ano, em relação a 1981: relatório do Centro de Triagem de Migrantes, em Vilhena.
1984 – Diz o jornalista e historiador Emanuel Pontes Pinto: A 364 não foi construída por uma unidade militar, como disse o general Ivan Mendes. “O BEC quando chegou veio rodando pela BR”, disse o hisrtoriador.
1987 – O governador Jerônimo Santana “deve dar menos murros na mesa e mais ações”, disse o deputado Silvernani Santos, criticando a forma de Santana tratar os servidores, em greve por falta de pagamento de sal[ário
HOJE É
Dia de Combate à Injustiça. Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e a sua Abolição. Dia do Internauta. Dia do aviador naval. Dia da Intendência (FAB).
Católicos celebram Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina, das Filipinas e das Índias ocidentais, Zaqueu de Jerusalém, Santos Mártires Abúndio, Irineu, Ciríco e Arquelau,
BRASIL
1892 – Morre Deodoro da Fonseca (n. 1827), líder do movimento que deu fim à Monarquia e instalou a República. 1890 — Fundada por Emílio Rangel Pestana a Bolsa Livre (depois Bovespa e atual B3). 2002 — O Brasil ratifica o Protocolo de Kyoto.
MUNDO
1966 – A sonda “Lunar Orbiter 1” tira a 1ª fotografia da Terra vista da órbita ao redor da Lua. 1973 – Em Estocolmo, reféns de um sequestro ficam amigos dos sequestradores, daí o termo “Síndrome de Estocolmo”.
FOTO DO DIA
NOSSA PRIMEIRA MISS
Até recentemente se o assunto fosse Miss Rondônia, o foco girava para Zora Mota que, segundo o deletério Vinícius Danin, jornalista e “promoteur”, atendia os quesitos básicos exigidos para a função.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 22 de agosto de 2025
RONDÔNIA1918 – Com alvorada, show pirotécnico, desfile escolar, esportes, baile de gala e sessões de cinema, é como Porto Velho vai comemorar o 96º a
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 21 de agosto de 2025
RONDÔNIA1919 – A firma Ascensi & Cia, produtora do documentário “Ouro Branco”, com imagens dos seringueiros e coletores de caucho do Rio Machado (RO),
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 20 de agosto de 2025
RONDÔNIA1783 – Inaugurado o Real Forte do Príncipe da Beira, cuja construção começou em 1776. 1941 – O Conselho de Segurança Nacional manda cadastrar
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 19 de agosto de 2025
RONDÔNIA1917 – Projeto do governador Alcântara Bacellar (AM – 1917/1921), cria a comarca de Porto Velho, desmembrada de Humaitá.1949 – Militares da 3ª