Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Nacional de Ação de Graças (instituído em 1949 pelo presidente Eurico Dutra). Dia Internacional do Músico. Dia da Comunidade Libanesa no Brasil. 

Católicos lembram Santa Cecília, padroeira dos músicos, da música e dos cantores. 

RONDÔNIA

O governador Humberto Guedes instala, em 1977, o município de Ji-Paraná, novo nome da localidade que antes foi chamada de Urupá, Presidente Pena e Vila Rondônia. O primeiro prefeito, nomeado, foi o funcionário público Walter Bartolo. 

BRASIL

1842 – Inaugurada, no bairro de Santa Cruz (RJ) a 1ª agência dos Correios do Brasil. 1910 – Liderados pelo marinheiro João Candido, o Almirante Negro”, marinheiros a bordo de vários navios de guerra, iniciam revolta contra punições por  chibatadas, movimento conhecido como Revolta da Chibata. 1979 – Restabelecido o pluripartidarismo, extintos o MDB e da Arena.

FATOS

1497 – O explorador português Vasco Da Gama descobre o Cabo da Boa Esperança. 1928 – A mais famosa música de Joseph-Maurice Ravel “Bolero”, é apresentada pela 1ª vez. 1963 – Lançado o disco With the Beatles, o único álbum duplo da banda. 1963 – O presidente John F. Kennedy, torna-se o 4º presidente norteamericano assassinado no cargo, em Dallas, no Texas. 1990 – Na Inglaterra, a conservadora Margaret Thatcher renuncia ao cargo de Primeiro Ministro após 11 anos e meio de mandato.

FOTO DO DIA

Instalado, como município, a 22 de novembro de 1977, Ji-Paraná, uma das localidades onde, entre 1907 e 1909, o Marechal Rondon instalou postos telegráficos, passou a ser município em 11 de outubro de 1977, quando o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei nº 6.448, que extinguiu o nome de Vila Rondônia. Na data da instalação, há 44 anos, a “Vila” contava em torno de 50 mil habitantes e já era a maior cidade rondoniense no interior. A nova unidade do Território foi desmembrada de Porto Velho, e já contava com uma organização formada por moradores da localidade, a Savir – Sociedade dos Amigos de Vila Rondônia e uma atividade comercial bem forte que a destacava dos outros até então distritos, incluindo agências bancárias. Na foto, vista aérea de Ji-Paraná em 1977.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)