Quarta-feira, 22 de junho de 2022 - 06h05
HOJE É
Dia Mundial do Fusca, Dia do Orquidófilo, Dia do Aeroviário, Dia do Economiário
Católicos lembram São Tomas More (Padroeiro dos políticos), São João Fisher, São Flávio Clemente e São Inocêncio V, Santo Aarão de Aleth, Santo Albano da Inglaterra, São Nicetas de Remesiana, São Paulino de Nola.
BRASIL
1865 — É disparado o último tiro da Guerra de Secessão. 1874 - É inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil à Europa. 1936 — Nasceu o músico Hermeto Pascoal.
MUNDO
1633 — A Congregação para a Doutrina da Fé força Galileu Galilei a renegar que o Sol, e não a Terra, é o centro do Universo. 1941 — II Guerra Mundial: A Alemanha invade a União Soviética na Operação Barbarossa. 1986 – O árbitro tunisino Ali Bennaceur valida gol de mão de Maradona na copa do México. 2000 - A Nasa encontra sinais de água em Marte pela 1ª vez.
RONDÔNIA
Através de leis assinadas pelo governador Osvaldo Piana, a 22 de junho de 1994 foram criados os municípios de Nova União, São Felipe do Oeste, Cujubim, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Teixeirópolis , Vale do Anari e Parecis, mantendo na maioria dois fatos importantes para a ocupação do solo rondoniense, a invasão de áreas gerada pela contínua chegada der novos migrantes e, ainda, programas de apoio aos colonos, através do Incra e do Governo. Um dos programas foi a criação, no governo Humberto Guedes e seguido pelo sucessor Jorge Teixeira, o de Núcleos Urbanos de Apoio Rural (NUAR), oferecendo um mínimo de apoio administrativo aos colonos. Além do desenvolvimento gerado pela colonização também são pontos importantes nesses municípios as suas belezas naturais, como o Vale das Cachoeiras, em Nova União (F. Secom/Gov/RO)
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 6 DE JULHO
RONDÔNIA1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo
A FOTO DO FATO (II) DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE JULHO
RONDÔNIA1948 – Enquanto o general Rondon afirma que o tenente EB Fernando, desaparecido há 4 anos na selva, a 40Km de Porto Velho, jornais do Rio de J
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE JULHO
RONDÔNIA1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a locomotiva “Coronel Church”, a 1ª a apitar na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamo
DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 3 DE JULHO
RONDÔNIA1947 – Grupo de “avionetas” saídas do Aeroclube de Porto Velho sobre a vila, foi recebido com festejos e discursos ao pousar em Ariquemes.1951