Quarta-feira, 22 de junho de 2022 - 06h05

HOJE É
Dia Mundial do Fusca, Dia do Orquidófilo, Dia do Aeroviário, Dia do Economiário
Católicos lembram São Tomas More (Padroeiro dos políticos), São João Fisher, São Flávio Clemente e São Inocêncio V, Santo Aarão de Aleth, Santo Albano da Inglaterra, São Nicetas de Remesiana, São Paulino de Nola.
BRASIL
1865 — É disparado o último tiro da Guerra de Secessão. 1874 - É inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil à Europa. 1936 — Nasceu o músico Hermeto Pascoal.
MUNDO
1633 — A Congregação para a Doutrina da Fé força Galileu Galilei a renegar que o Sol, e não a Terra, é o centro do Universo. 1941 — II Guerra Mundial: A Alemanha invade a União Soviética na Operação Barbarossa. 1986 – O árbitro tunisino Ali Bennaceur valida gol de mão de Maradona na copa do México. 2000 - A Nasa encontra sinais de água em Marte pela 1ª vez.
RONDÔNIA
Através de leis assinadas pelo governador Osvaldo Piana, a 22 de junho de 1994 foram criados os municípios de Nova União, São Felipe do Oeste, Cujubim, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Teixeirópolis , Vale do Anari e Parecis, mantendo na maioria dois fatos importantes para a ocupação do solo rondoniense, a invasão de áreas gerada pela contínua chegada der novos migrantes e, ainda, programas de apoio aos colonos, através do Incra e do Governo. Um dos programas foi a criação, no governo Humberto Guedes e seguido pelo sucessor Jorge Teixeira, o de Núcleos Urbanos de Apoio Rural (NUAR), oferecendo um mínimo de apoio administrativo aos colonos. Além do desenvolvimento gerado pela colonização também são pontos importantes nesses municípios as suas belezas naturais, como o Vale das Cachoeiras, em Nova União (F. Secom/Gov/RO)
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025
1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025
MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025
RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025
RONDÔNIA1942 – O Delegado de Ordem Política e Social/AM determina: devido ao “estado de guerra”, italianos e alemães, residentes no Amazonas, devem i
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)