Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE FEVEREIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE FEVEREIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Criação do Ibama. Dia do Auxiliar de Serviços Gerais e Dia do Pensamento. Católicos comemoram Dia da Cátedra de São Pedro e Santa Margarida de Cortana, da Ordem 3ª Franciscana. 

FATOS

1512 – Morre Américo Vespucci, navegador que primeiro identificou o “Novo Mundo” como um continente, daí ser ele o patrono. 1632 — Publicação do Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo de Galileu Galilei. 1857 – Nasce Robert Baden-Powell, fundador do escotismo. 1.900 - A bailarina Isadora Duncan, EUA, na  Europa, causa enorme revolução no mundo da dança. 1943 — II Guerra Mundial: Os estudantes Sophie Scholl, Hans Scholl, e Christoph Probst  do grupo antinazista “Rosa Branca”, são decapitados por ordem de Hitler. 1958 - Estreia a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, que renovou o teatro brasileiro.  1998 - O filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, recebe o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim. 1996 — Papa João Paulo II promulga norma Universi Dominici Gregis mudando pontos sobre colégio eleitoral de cardeais. 1997 — Apresentada a ovelha Dolly, primeira clonagem bem sucedida de um mamífero. 

FOTO DO DIA

Década de 1950/60. Em Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia. O mercado público, localizado na mesma área onde se encontra o atual. Na época o grande centro produtor de gêneros que abastecia Guajará e também Porto Velho era o distrito do Iata em cuja estação da Madeira-Mamoré todos finais de semana os agricultores, pescadores e outros produtores mandavam os materiais para venda em Guajará e Porto Velho, para onde também era mandado, pelo mesmo transporte, em vagões separados, o gado a ser abatido para atender a capital. Quando desembarcavam na estação da EFMM havia muito trabalho para conseguir agrupar e seguir com os animais ao local de abate.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (II) - A Difusora, testemunha da história

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (II) - A Difusora, testemunha da história

Por motivos diversos a Rádio Difusora do Guaporé encerra suas atividades em 1961. A emissora tinha potência que abrangia a cidade de Porto Velho, cuja

NO MUNDO DOS ESPORTES - Começam semifinais do futebol de RO

NO MUNDO DOS ESPORTES - Começam semifinais do futebol de RO

Rondoniense e Ji-Paraná, 17hs no Aluizão e Guaporé X Gazin Porto Velho às 19h30, no Cassolão, são os dois jogos de ida da semifinal do campeonato ro

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (I)

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (I)

De Rondon à EFMM ao TitanicEm Rondônia quando se fala em “mídia eletrônica” certamente a linha de raciocínio vai em busca do papel das emissoras de rá

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

NO MUNDO DOS ESPORTES - Jogo único para campeões da superliga

FINAIS DO VOLEIBOLEm jogo único, a final da superliga masculina já tem data e local definidos: dia 10 de maio no ginásio Ibirapuera, São Paulo. Já a f

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)