Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE MARÇO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE MARÇO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Infância. Dia Internacional das Florestas. Dia Internacional da Síndrome de Down. Dia Mundial da Poesia. Dia Universal do Teatro e Dia Internacional para a eliminação da Discriminação Racial.

Católicos lembram São Nicolau de Flue, suíço. 

FATOS

547 — Morre o monge Bento de Núrsia, fundador da Ordem dos Beneditinos. 1557 — Primeira celebração da Ceia do Senhor sob o rito calvinista no Brasil. 1816 — D. João passa a assinar como D. João VI após a morte de D. Maria I. 1932 — Decreto do presidente Getúlio Vargas instituiu a Carteira Profissional, que em 1969 seria substituída pela Carteira de Trabalho e Previdência Social.. 1955 – Nasce Jair Messias Bolsonaro, presidente da República em 2019. 1960 — Nasce Ayrton Senna, automobilista brasileiro 1960 — Apartheid: Massacre de Sharpeville, África do Sul: a polícia abre fogo contra um grupo de manifestantes negros sul-africanos desarmados, matando 69 e ferindo 180. 1960 — Nasceu, em São Paulo, Ayrton Senna da Silva, piloto tricampeão de Fórmula 1. Senna 1962 – Uma pincelada do desenhista Maurício de Sousa “nasce” a personagem Mônica. 1965 - Martin Luther King lidera 3 200 pessoas no início da terceira e finalmente bem-sucedida marcha pelos direitos civis de Selma até Montgomery, Alabama.

FOTO DO DIA

Entre 1903 e 1907 Candido Rondon, a partir de 1956 patrono de Rondônia, chefiou a “Comissão de Linhas Telegráficas e Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas”, implantando o sistema de telegrafia com fio que em nosso Estado teve implantadas várias  estações  que depois seriam os  embriões dos futuros municípios do Estado de Rondônia. O traçado serviu de base para que em menos de seis meses o presidente JK visse cumprido seu compromisso de construir, em 1960, o “outro braço da cruz”, a BR-029, depois 364. Das estações, em torno das quais cresceram importantes comunidades foram  depois municípios: Vilhena, (Candeias) do  Jamari, Presidente Pena (Ji-Paraná), Jaru (foto), Presidente Hermes (Presidente Médici), Ariquemes, Guajará-Mirim, Jacy-Paraná e Santo Antônio, as duas últimas fazem parte do município de Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)