Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA – BOM DIA 21 DE JUNHO


O DIA NA HISTÓRIA – BOM DIA 21 DE JUNHO - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia da Mídia. Dia Mundial do Yoga. Dia Mundial do Skate. Dia do Intelectual. Dia Nacional de Controle da Asma. Dia do Aperto de Mão. 

Católicos lembram São Silvério e São Luiz Gonzaga, padroeiro dos estudantes;  da Juventude Católica e dos pacientes de AIDS. 

FATOS

1.527 - Morre Nicolau Maquiavel, filósofo, autor da obra-prima "O Príncipe". 1640 - Chega à Bahia o Marquês de Montalvão, primeiro vice-rei do Brasil. 1732 – Nasce Johann Christoph Friedrich Bach, compositor, obra principal “Jesus, Alegria dos Homens”, originalmente  “Jesus, Alegria dos Desejos Humanos”. 1839 – Nasce Machado de Assis, o grande mestre da literatura brasileira. 1919 - Nasce o cantor Nelson Gonçalves, principais sucessos, “Volta do Boêmio” e “Ronda”. 1941 – II Guerra Mundial: A Alemanha declara guerra à União Soviética. 1970 – O Brasil ganha o tri na Copa do México e ficou definitivamente com a taça Jules Rimet. 

FOTO DO DIA

Em 1940 o presidente Getúlio Vargas chegou a Porto Velho para uma visita de três horas, e ficou quase 72 horas, o tempo todo preenchido por desfiles de trabalhadores, de escolares, de militares, visita à área de construção da BR, KM 8 a partir de Porto Velho, casa de um colono onde tomou cafezinho e se informou sobre como abrir um ouriço de castanha, participou de reuniões incluindo com o governador do Acre, que ele mandou buscar numa avioneta (monomotor), deu entrevistas para o repórter de uma revista norte-americana que acompanhava a visita do presidente à Amazônia, inaugurou o prédio do colégio Barão do Solimões, construído pela Ferrovia Madeira-Mamoré. Numa manhã foi levado a visitar o colégio salesiano, onde foi recebido por um contingente de estudantes, inclusive a Guarda Bandeira, todos em uniforme de gala. Na foto, com todos assessores que o acompanhavam na viagem, o padre diretor ao lado de Getúlio Vargas e, entre os dois, o capitão Aluízio Ferreira, então diretor-geral da Madeira-Mamoré. (F. acervo Anísio Goraieb, cedida a Lúcio Albuquerque)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – Na tela do cine “Phoenix” (PVh) dois filmes de “alta qualidade”, “Mocidade e Loucura”, e o segundo, “Mocidade e Leviandade”.1931 – A di

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 DE JUNHO

RONDÔNIA1902 – Nasce Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey (m. 1984), o 1º  bispo da diocese de Guajará-Mirim, onde chega em 1930. D. Rey é citado co

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 DE JUNHO

RONDÔNIA1915 – Inaugurado em Porto Velho, pelo prefeito Guapindaia de Souza Brejense, o Cemitério dos Inocentes. 1925 – É boa a aceitação do título so

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 DE JUNHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 DE JUNHO

RONDÔNIA1918 – O latrocida Oscar Coimbra que matou e roubou o seringueiro Alfredo Sant’Ana, no seringal “Fonte Nova”, Rio Machado, foi justiçado e enf

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)