Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE AGOSTO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE AGOSTO - Gente de Opinião

HOJE É.

Dia Internacional de Recordação e Homenagem às Vítimas do Terrorismo (ONU). 

Dia Nacional da Habitação. Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Lei nº 13.585/2.017)

Católicos celebram São Pio X, São Euprépio de Verona, São Sidônio Apolinário. São Abraão de Smolensk (rito ortodoxo)


RONDÔNIA

A empresa União Cascavel faz sua primeira viagem no trecho Paraná/Vila Rondônia. 1983 – Na pauta do tribunal de júri da semana, um dos réus é um dos acusados de assassinar o advogado Agenor Martins de Carvalho, em 1980.

BRASIL

1969 — Uma junta militar assume o poder no Brasil quando o presidente Costa e Silva sofre uma trombose cerebral. 1989- Morre Raul Seixas, ícone do Rock brasileiro (n. 1945 ou “há 10 mil anos atrás”).


MUNDO

1898 — Um grupo de remadores funda o Club de Regatas Vasco da Gama (RJ). 1911 — A Mona Lisa é roubada por Vincenzo Perugia, um funcionário do Museu do Louvre, e recuperada 2 anos depois. 1986 — Nasce Usain Bolt, atleta jamaicano, fenômeno das corridas de fundo. 

FOTO DO DIA

No fim da tarde do dia 10 de novembro de 1980 o advogado Agenor Martins de Carvalho deixou-me em casa e combinamos de nos encontrar no dia seguinte. Naquela noite Agenor (foto) foi com a esposa ao aniversário de um amigo em Porto Velho. Seis da manhã do dia 11 o Oto, amigo dele e meu bate na porta da minha casa e cai no choro: “Lúcio, mataram o Agenor”. Na madrugada alguém abriu a janela do quarto e o matou com um tiro. Agenor era visto por empresários fundiários como inimigo deles por advogar para pessoas acusadas de invasão de terras em Porto Velho – região depois chamada “Zona Leste” e sua morte levou o governador Jorge Teixeira, a realizar a maior caçada a pistoleiros em todo o Estado. Hoje, a região onde ele defendia posseiros, é conhecida como “Bairro Agenor Carvalho”. (Lúcio Albuquerque)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio

Devezemquandário - camisa vermelha

Devezemquandário - camisa vermelha

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa d

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)