Segunda-feira, 21 de abril de 2025 - 07h55

RONDÔNIA
1921 – Funciona em Espiridião Marques (depois Guajará-Mirim) o Centro Espírita “São Vicente de Paula”.
1946 – Mesmo sem representante na Assembleia Constituinte, lideranças trabalhadoras e comunitárias do Território do Guaporé, pedem aos constituintes a manutenção dos Territórios federais.
1947 – A Panair do Brasil, única aérea atendendo Porto Velho e toda a Amazônia, suspende o atendimento, alegando necessidade de subvenção federal para manter as linhas.
1971 – O pesquisador Frederico Monteiro Álvares Afonso se instala em Ouro Preto para ativar o plantio do cacau na região.
1974 – O Incra inicia a implantação do projeto Burareiro, na região de Ariquemes.
1976 – O agrônomo Roberto Uchoa critica o abandono em que se encontra a sede do ex-município de Santo Antônio do Madeira, o 1º criado no Território, extinto em 1945 e desde então um bairro de Porto Velho.
1988 – O Flamengo (PVh) foi o campeão do 1º Campeonato Rondoniense de Tae-kwon-do, realizado na quadra do colégio Carmela Dutra
HOJE É
Dia de Tiradentes. Dia da Latinidade. Dia Nacional do Metalúrgico. Dia Internacional da Criatividade e Inovação.
BRASIL
1960 – O presidente Juscelino Kubistchek inaugura Brasília, a 3ª capital brasileira. 1792 – Acusado de conspiração, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” (n. 1746) é enforcado. 1985 — Morre, sem exercer o cargo, o presidente Tancredo Neves, o 1º civil eleito para o cargo desde 1964.
MUNDO
2009 - A Unesco e a biblioteca do Congresso dos EUA apresentam a biblioteca digital mundial.
FOTO DO DIA
NO AR, “OSMAR VILHENA SHOW”
Em 1974 nem TV existia na terra de Rondon. Apaixonado por futebol o governador Marques Henriques conseguiu implantar uma emissora em Porto Velho.
O sistema era simples: a fita de vídeocassete era mandada de Manaus e passava aqui no dia seguinte aos jogos.
Batizada “TV-Cultura” a emissora no porão do Palácio “Presidente Vargas”, não ficou só no jogo e com a criatividade da equipe chefiada pelo Dílson Fernandes várias atrações.
O noticiário era apresentado pelo Jorge Santos, a vida social pelo Ciro Pinheiro, o esporte pelo Miguel Silva, Walter Santos, José Ribamar, João Dalmo. A Jussara Gotlieb cuidava dos cenários, além do Nelson Townes, o Augusto Santos etc.
Mas a grande sensação era o “Osmar Vilhena Show”, com variedades, onde imperavam as “osmaretes” (FOTO), grupo de jovens que se apresentavam enquanto candidatos a calouros se submetiam a um júri.
A TV-Cultura durou de maio a setembro, quando funcionou a 1ª emissora comercial do Território, a TV-Rondônia, que absorveu a maior parte dos envolvidos na “Pioneira”.
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO
Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

UM DIA NO ALTO MADEIRA 15 de junho 1919/1991
1922 – O juiz Joventino Lins Themundo comunica abertura de inscrições para concursos visando compor o quadro de servidores da comarca de Porto Velho.1

LÚCIO ALBUQUERQUE, E O dia que a Copa na TV chegou aqui
O ano era 1974, o mundo ainda vivia sob a tensão de uma possível 3ª Guerra Mundial, entre o lado Ocidental, comandado pelos Estados Unidos e o Orienta

Em 1919 - Continua a greve dos trabalhadores da Madeira-Mamoré, reivindicando 8hs/dia de trabalho. O contingente policial da vila, com “armas embalada
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)