Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 20 DE NOVEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 20 DE NOVEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Universal das Crianças, do Combate ao Dengue,  do Auditor Interno, do Biomédico, do Técnico em Contabilidade, da Consciência Negra. 

Católicos lembram São Gelásio, Santo Otávio, São Solutor e Santo Adventor


RONDÔNIA

1977 – Equipes do governo do Território e da prefeitura de Porto Velho são enviadas aos distritos de Ariquemes, Vila Rondônia, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal para preparar a instalação dos novos municípios – Vila Rondônia passará a ser Ji-Paraná

BRASIL

1695 — Morre Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. 1889- A Argentina e o Uruguai são os primeiros países a reconhecer a República do Brasil. 1971 - Parte do Elevado Paulo de Frontin (RJ) desaba, matando 48 pessoas. 1937- O Brasil suspende os seus pagamentos da dívida externa.

1917 - A Batalha de Cambai, França, é a primeira a envolver tanques de guerra. 1945 — Começam os Julgamentos, em Nuremberg, de 24 criminosos de guerra nazistas. 1959 – A ONU adota a Declaração Universal dos Direitos da Criança 1985 — Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows. 

FOTO DO DIA

1973 – No Dia da Criança o oficial da Guarda Territorial (atual PM), na escadaria do Palácio Presidente Vargas (PVh), pede permissão ao governador-mirim para iniciar o desfile da tropa. A cerimônia fazia parte do projeto realizado pelo jornal Alto Madeira, coordenado pelo jornalista Ciro Pinheiro que selecionava os estudantes que no Dia da Criança assumiriam simbolicamente a gestão do Território e da prefeitura de Porto Velho, incluindo secretários. O concurso envolvia escolas públicas e privadas que escolhiam seus representantes que depois eram entrevistados por comissão formada por professores e jornalistas. No primeiro, em 1972, o governador-mirim e o prefeito-mirim foram, respectivamente os, depois, jornalistas Adaídes – Dadá – Batista dos Santos e Paulo Aires de Almeida. (F. Acervo Ciro Pinheiro)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)